São Francisco do Conde em Ação recebeu o secretário de Serviços Públicos

sfcacao

O Programa São Francisco do Conde em Ação, da última quarta-feira (22), recebeu o secretário de Serviços Públicos do município, Marcos Jorge do Amaral. Na pauta temas como: Operação Chuva, Sesp em Ação, Coleta de Lixo e demais projetos da Secretaria.

A entrevista começou com o secretário falando das fortes chuvas que atingiram a cidade e o  Recôncavo Baiano, na semana passada. Ele falou dos agravos que o mau tempo trouxe para a cidade e as medidas adotadas pela Secretaria. “A Secretaria de Serviços Públicos vem agindo de maneira preventiva desde o início do ano, nós deflagramos a Operação Chuva já em fevereiro, onde fizemos a limpeza de canais e rios, desobstrução de bocas de lobos, visando a prevenção e imaginando a quantidade de chuva que atingiu o município. Sendo assim a cidade estava preparada e aliado a isso fizemos o mapeamento da zona de risco, acompanhados da Defesa Civil e os casos que tivemos foram pontuais, graças ao trabalho de prevenção”, declarou.

O secretário afirmou também que estavam previstos para abril 309 mm de chuva e apenas no final de semana choveu 243mm. Além das chuvas, Amaral lembrou do projeto SESP em Ação. “Esse é um trabalho de mutirão, onde escolhemos uma localidade e levamos todos os nosso serviços: roçagem, sacheamento, fossa, limpeza, iluminação pública e outros”.

Marcos Jorge do Amaral lembrou durante a entrevista o número da Defesa Civil 0800 071 3968. “Durante a chuva foram 72 chamadas registradas, fora aquelas que nós presenciamos quando chegamos nas localidades. Só de enlonamento foram 1.750 metros”. O secretário agradeceu as secretarias parceiras que disponibilizaram máquinas e carros que deram apoio ao trabalho no fim de semana da chuva.

Também foi discutida a questão da coleta de lixo, que abrange a todo o município. Ele falou da necessidade de consciência da comunidade em colocar o lixo na hora certa para evitar o acúmulo, após a passagem do carro do lixo. Além disso, é feito um trabalho educativo com a distribuição de 10 mil panfletos com orientação dos horários de coleta para que a comunidade se programe de acordo com a passagem do carro do lixo. O secretário também disponibiliza o telefone 3651 1755 para atender a comunidade nas áreas de limpeza, iluminação e coleta.

Quanto a Segurança Pública, o secretário falou do serviço da GOCIL e de um projeto que vai fazer a Defesa Civil funcionar 24h presencialmente. Ressaltou a necessidade de uma campanha de conscientização visado chamar a comunidade para a responsabilidade quanto a limpeza urbana, que não compete apenas ao poder público. No final do programa, Amaral agradeceu aos secretários que estiveram ao seu lado durante a chuva e prestaram apoio a secretaria e a comunidade. Além disso, agradeceu ao prefeito Evandro Almeida.