São Francisco do Conde em Ação teve como convidado o secretário de Cultura Osman Ramos

sfcacao

O programa São Francisco do Conde em Ação foi ao ar na última quarta-feira (04), na sua 12ª edição, e trouxe como convidado o secretário de Cultura, Osman Ramos, para falar sobre Carnaval Cultural 2015, concursos para festa de momo, repercussão sobre o dia 02 de Fevereiro e o projeto Rodas de Conversa, que teve a participação da comunidade franciscana.

Ao ser questionado sobre como teve início a Festa da Sirilândia, no 02 de Fevereiro, o secretário declarou que tinha um grupo de amigos que saía nesse dia para pescar e trazia siri, e eles se reuniam na orla. Ali mesmo ferventavam o siri e comiam o tira-gosto. “Na época, eu assumi a chefia de Gabinete e resolvi transformar aquele encontro de amigos em festa popular, durante a festa da Iemanjá, e até hoje chamamos de Sirilândia, em referência ao tira-gosto. A festa faz parte do Calendário Festivo do Município. As comemorações esse ano começaram desde domingo, dia 01, tivemos apresentações de grupos culturais, dentro do Barracão. No dia 02 tivemos apresentações novamente, em seguida, entregamos o presente no mar e encerramos os festejos com os shows de Izabel Nogueira e Ju Moraes”, declarou.

Outro tema abordado por Osman foi o carnaval, que se aproxima. “Transformamos o Carnaval Cultural em Carnaval das Tradições, que é uma junção do Carnaval Cultural que já existia e mais blocos, trios elétricos, caretas. A festa vai do período de 12 a 17 de fevereiro, com Grito de Carnaval coo o Reisado, Baile Infantil, Baile Carnavalesco, Blocos Carnavalescos, Exposição de Fotos, entre outros. O tema desse ano será: ‘Carnaval das Tradições – Aqui Tem Cultura’. Estamos homenageando o patriarca do carnaval em São Francisco do Conde, senhor Durval Sales, que foi quem criou a festa no município. Toda decoração fará alusão a Sales”.

O secretário segue falando sobre o carnaval: “fiz hoje uma oficina do carnaval, dentro da própria secretaria, com pessoas da cidade, que estão formando as peças de decoração da Orla. Antes, isso era feito por empresas de grande porte, contratadas pela Prefeitura. Esse ano estamos aproveitando a mão de obra local, os artesãos do município, como forma de valorizar o potencial dos nossos munícipes”.

Ainda sobre o carnaval, o concurso de momo, rainha e princesas do carnaval será realizado no dia 12, no Baiacão. “O ótimo é que tivemos candidatos tanto da sede quanto dos bairros. Após o carnaval iremos premiar os Melhores do Carnaval com o prêmio Durval Sales”, disse o secretário.

Os apresentadores Mônica França e Henrique Pena perguntaram sobre o projeto da SECULT, Rodas de Conversa. “O objetivo das Rodas de Conversa é fomentar a cultura do município. A Secretaria de Cultura vem realizando essas ações em todos os bairros, desde o começo de outubro para discutir as demandas culturais de cada localidade. Em 2015 daremos continuidade as Rodas de Conversa, que vai servir como fonte de pesquisa para a construção de editais de fomento a nossa cultura e será apresentado em audiência pública. Esse edital será lançado após o resultado dessa audiência pública”.

Ao ser questionado sobre a avaliação que faz da cultura do município, por um ouvinte, o secretário declarou que, dentro dos seis meses à frente da pasta, ele tem buscado valorizar a cultura municipal, com a realização de festas culturais previstas no calendário, e tem tentado fazer a cultura com a participação de todos. “A secretaria não trabalha só com festa, temos projetos sociais, temos programado a realização de um cinema itinerante, uma sala de leitura, capacitação de algumas pessoas da comunidade e continuo à procura de parcerias para realizar trabalho voluntário”, concluiu Ramos.

Ao final do programa, Osman agradeceu a comunidade pela festa de Iemanjá que foi maravilhosa e convidou os munícipes para participarem da festa do Madruga, a ser realizada neste fim de semana, dias 07 e 08 de fevereiro, em homenagem a Nossa Senhora da Piedade.