São Francisco do Conde está com jornada integral nas escolas do município

merenda escolar estudantes cejal alunos crianças 3

Desde o dia 01 de setembro, segunda-feira, o CEJAL – Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho passou a funcionar 100% em tempo integral. Isso significa que os estudantes permanecem em aula em um turno e participam de atividades socioeducativas em outro turno, com a oferta de três refeições por dia (um lanche pela manhã, almoço e lanche pela tarde). Dessa forma, os alunos ficam na escola das 08h às 16:30h.

As atividades socioeducativas são oferecidas através do programa do Governo Federal – Mais Educação. “O Programa Mais Educação motiva a efetivação da Educação integral. A alimentação é feita na própria escola possibilitando ao estudante o acesso a atividades em diversas áreas como esporte e lazer, cultura, meio ambiente, acompanhamento pedagógico, entre outros. Sendo assim, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional  de Alimentação Escolar, repassa um recurso de acordo a quantidade de estudantes cadastrados no Mais Educação e o município faz a complementação necessária para garantir a alimentação destes estudantes”, informa Maria Francisca Teles, coordenadora do  programa Mais Educação no município.

No CEJAL, os estudantes participam de aulas de dança, percussão, acompanhamento pedagógico, canto/coral e esporte. Sendo que todos eles passam por todas as modalidades, de acordo com um cronograma da escola.

Esse é um projeto que contempla educação integral através de atividades culturais, lúdicas, de reforço escolar e para isso é necessário que promovamos alimentação para nossos alunos. A ideia de começar pelo CEJAL é porque é a escola que tem mais alunos e que tem uma estrutura física que nos possibilita oferecer as refeições. Porém, independente da estrutura, mais 18 escolas também irão seguir neste processo”, declara a secretária da Educação do município, Ana Christina Oliveira.

A Secretaria Municipal da Educação – SEDUC elaborou um cardápio específico para atender as necessidades dos jovens sanfranciscanos. “Nosso cardápio atende 70% das necessidades diárias de uma alimentação balanceada, com a quantidade necessária de carboidratos, lipídios e proteínas. Além disso, o município trabalha com o sistema de agricultura familiar, então todas as hortaliças, hortifrútis e frutas que usamos nas refeições vêm do próprio município. E aqui na cidade temos muitos casos de anemia ferropriva, que é a deficiência de ferro, o que nos leva a incluir mais alimentos com ferro nas refeições”, revela a nutricionista Joelia Borges, responsável pela alimentação na rede municipal de ensino.

A partir do dia 9 de setembro, outras escolas do município passam a atuar também em esquema de tempo integral com oferta de atividades do Mais Educação e alimentação. No total, 19 escolas do município serão contempladas, com um total de 1.850 alunos. Todas as merendeiras foram treinadas e as escolas estão com controle de higiene sanitária para oferecer uma alimentação de qualidade aos estudantes.

Mais Educação: O Programa criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino, que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macro campos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.