São Francisco do Conde está trabalhando para implantação do Centro Municipal de Formação de Condutores

Centro Municipal de Formação de Condutores

São Francisco do Conde recebeu autorização do Departamento Nacional do Trânsito (Detran) para a implantação da segunda unidade municipal, em um interior baiano, do Centro Municipal de Formação de Condutores da Bahia. Para isso, o modelo adotado será o da Escola Municipal de Trânsito de Itabuna (EMTRAN), que é o primeiro centro de formação da Bahia. A inauguração em São Francisco do Conde está prevista para o mês de julho.

Escola Municipal de Trânsito de Itabuna (EMTRAN)

A representante do município foi a diretora de Trânsito e Transporte de São Francisco do Conde, Fátima Siqueira Dantas, que esteve em Itabuna nos dias 03 e 04 de março e, na ocasião, afirmou que “temos as melhores referências sobre a EMTRAN de Itabuna e as informações elogiosas repassadas pela Circunscrição Regional do Trânsito (Ciretran), que é o órgão estadual fiscalizador desta atividade. Isto nos trouxe até aqui para conhecer o projeto de perto”. A representante de São Francisco do Conde visitou as instalações e conheceu salas de aula e os equipamentos da unidade referência, inaugurada em julho de 2014. A unidade já habilitou 250 motoristas itabunenses.

A Escola Municipal de trânsito – EMTRAN-CFC no município vai oferecer os cursos de Formação de Condutores nas categorias A e B, seguindo alguns critérios de cunho social para o franciscano poder adquirir sua PPD (Permissão Para Dirigir), arcando apenas com os custos da compra do laudo (ESTADO),  exames médicos (Clínicas autorizadas pelo DETRAN) e aulas teóricas e práticas veicular gratuitas, oferecidas pela EMTRAN-CFC.

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), por meio do Departamento de Trânsito e Transportes, foi  autorizads pelo DETRAN através do Ofício  21/16  a criar no município   CFC – Centro de Formação de Condutores/Escola Pública de Trânsito (complementando com as  Resoluções do Contran 358/2010 e 515/2014).

Com uma população estimada em 36 mil habitantes (IBGE), o município de São Francisco do Conde tem registrados 6.680 veículos, de acordo com o DETRAN. A proposta da escola que vai ser implantada é atender aos novos candidatos a motoristas que não têm condições de arcar com o curso preparatório. A implantação da escola coincide com outra importante conquista para o trânsito deste município do Recôncavo, que vai ganhar uma Regional de Trânsito (Retran), órgão ligado ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).