São Francisco do Conde está VoArteando nas asas da arte-educação

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, está promovendo uma ação pioneira e transformando a cidade em um grande palco, iniciado dia 15 e com término previsto para esta quarta-feira, 17 de janeiro de 2018. O evento se chama: I Festival de Arte-Educação de São Francisco do Conde – VoArte.

O VoArte é uma grande mostra cultural, que visa incentivar e promover educação através da linguagem artística. Na cidade, alunos de todas as escolas da rede municipal de ensino se desdobram para apresentar espetáculos na linguagem da Literatura, Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro. As apresentações estão acontecendo nos seguintes locais: Largo Maria do Benzê, Mercado Cultural, quadra esportiva da orla e Câmara Municipal de Vereadores. Cerca de 240 atividades compõem o mosaico de atrações do festival.

O I Festival de Arte-Educação de São Francisco do Conde é a culminância do VoArte – projeto inovador, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, que consiste em estimular a leitura, através da utilização de recursos e metodologias das linguagens artísticas, em diálogo com as demais áreas integrantes do Currículo da Rede Municipal de Ensino – essa é uma versão ampliada com o resultado final de toda produção artística desenvolvida durante o projeto, que tem se destacado em congressos e simpósios de educação nacionais e internacionais, pelo seu caráter ousado.

No primeiro dia do Festival, dia 15, o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, acompanhado por uma comitiva formada por secretáros e servidores municipais, caminhou em direção a todos os pontos onde o VoArte se fez presente, ao som da Banda Municipal de São Francisco do Conde – BAMUSFC. A primeira parada foi na Câmara de Vereadores, cujo espaço se transformou em palco para um verdadeiro show de talentos.

A grande marca do VoArte é, sem dúvidas, a diversidade de temas e a valorização da cultura. No primeiro dia aconteceram, na Câmara de Vereadores, belíssimas apresentações como: A galinha ruiva (Escola Juvenal Eugênio de Queiroz), O que é que o Engenho de Baixo tem? (Escola Anísio Teixeira), “Cabelo Belo” (Escola Navarro de Brito), As Filhas das Paparutas, As Paparutinhas (Escola Abdon Caldeira), o espetáculo de teatro: As paparutas (CEAS) e o Coral Meninas Cantoras.

“Estou gostando muito do evento. Estou orgulhosa da minha pequena e é emocionante ver a apresentação das outras crianças também”, revelou Iraci Santos Serra, mãe de Evelyn, que deu um show no Mercado Cultural, durante a tarde do primeiro dia de VoArte.

Quem também fez bonito durante as apresentações do VoArte foi a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que deixou a timidez de lado e promoveu um verdadeiro espetáculo no palco e fora dele, já que a empolgação foi o grande combustível das apresentações.

À noite, aconteceu a apresentação da música “Paz Pela Paz” (Escola Navarro de Brito), uma encenação da puxada de rede pelos profissionais da pesca e estudantes da Escola Antonina Olímpio, uma engraçada encenação da Escola Duque de Caxias, contando os “Contos e Causos do Quilombo do Monte Recôncavo”, entre outras apresentações.