São Francisco do Conde fecha parceria para construção de Autódromo

autodromo

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), deu o pontapé inicial para se tornar referência do automobilismo no estado. Isso porque na segunda-feira, 14 de abril, a Prefeitura participou de evento em Salvador, intencionalizando a doação de um terreno de um milhão de metros quadrados para FAB construir um kartódromo, pista de arrancada e pista de velocidade em chão de terra para carros e motos – este espaço será único no estado.

“Esse é um momento histórico, pois a Bahia carece de investimentos nessa área e São Francisco do Conde não poderia deixar passar essa oportunidade de construir história. Nossa cidade está de portas abertas. Hoje é o marco de origem do kartódromo da Bahia, que vai ser o melhor do Nordeste e daqui a uns anos o melhor do Brasil”, completou a prefeita do município, Rilza Valentim.

Desde 2013, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), assinou um Protocolo de Intenções para destinar R$ 3 milhões à construção do kartódromo, faltava apenas o terreno, que agora será cedido por São Francisco do Conde. “A prefeita Rilza deu um presente à Bahia, fizemos várias tentativas, outros municípios se interessaram pela construção do espaço, mas por diversos motivos acabou não acontecendo”, destacou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do estado, Nilton Vasconcelos.

O evento contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Esportes (SECEL), Cultura (SECULT), Governo (SEGOV), Gabinete (SEGAB), Fazenda (SEFAZ), Turismo (SETUR) e Comunicação (AGECOM) de São Francisco do Conde, além de vereadores, o presidente da Câmara, Eliezer de Santana, e o vice-prefeito, Evandro Almeida. Empresários da área automobilística também marcaram presença, junto com a diretoria de Automobilismo da Bahia e Clubes de Automobilismo, além do presidente da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, Raimundo Nonato Tavares da Silva, popularmente conhecido como Bobô, o presidente da Associação Baiana de Kart (ABK), Vicente Iniesta, e a imprensa.

Para a presidente da FAB, Selma Morais, São Francisco do Conde vai ser o parceiro que ajudará a alavancar o automobilismo baiano: “Nosso objetivo é começar a construir o mais rápido possível. Quem sabe não podemos inaugurar esse espaço com a Fórmula Indi, que é um evento mundial, antes realizado só no estado de São Paulo”, sonha Morais.

O prazo para construção da área é até o final do ano de 2014. Dentre as pretensões da Prefeitura de São Francisco do Conde está também o compromisso em ceder as máquinas para trabalhar o terreno, que tem três acessos por asfalto: BR-324/ Candeias; BR-324/ Santo Amaro e São Francisco do Conde/ Dom João. Já a Sudesb, cabe o incentivo à prática do kart, divulgação esportiva, formação e preparação de atletas. A FAB fica responsável por fornecer todas as informações técnicas imprescindíveis a implementação do kartódromo e a ABK deve acompanhar todo o processo de construção e implantação do kart.