São Francisco do Conde: Fogo Simbólico chega em 30 de junho, na Praça da Independência

O povo franciscano vai prestigiar a chegada do Fogo Simbólico, no dia 30 de junho, a partir das 16h, na Praça da Independência, em frente ao prédio da Prefeitura. A saída está marcada para o dia 01 de julho, pela manhã, onde segue para o município de Candeias.

A importância do evento cívico se dá pelas histórias de luta do povo franciscano e baiano em favor da Independência da Bahia, celebrado no 2 de Julho.

História – Os movimentos de insatisfação com a condição de colônia e reino que o Brasil mantinha ao longo de sua história começaram a ser deflagrados em 1817. Mesmo com a brutal repressão ao movimento de Conjuração dos Alfaiates e com a chamada Revolução de 1817, uma nova onda revolucionária surgia em Portugal, e, em 1821, a revolução constitucionalista chegava ao Brasil. Dela resultou a decisão de incluir deputados brasileiros para representar a colônia nas discussões da futura Carta Constitucional. Foram eleitos no dia 03 de setembro de 1821 quatro baianos: José Lino Coutinho, Cipriano Barata, Domingos Borges de Barros e o padre Francisco Agostinho Gomes.

Ainda assim, as insatisfações com a condição de colônia não sanaram e levaram o príncipe regente D. Pedro a negar obediência à Corte de Lisboa em janeiro de 1822, tornando-se assim ponto de apoio e união para o movimento pela independência. Porém, para controlar e dominar toda a região, o príncipe regente substituiu oficiais brasileiros por portugueses no comando das armas. Para a Bahia foi designado o brigadeiro Inácio Madeira de Melo. Apontando incorreções no decreto de nomeação do brigadeiro, a Câmara recusou-o, negando-se dar posse ao novo comandante. A partir daí, houve choque entre portugueses e brasileiros. Os soldados lusos tomaram a cidade e praticaram muitos absurdos, como a invasão do Convento da Lapa, ocasião em que assassinaram a madre Joana Angélica, que defendeu a porta da clausura.

Os baianos não aceitaram a perda da cidade, e começou então um período de intensa guerrilha urbana, culminando com um grande cerco a Salvador, no dia 02 de julho, data em que se comemora a Independência da Bahia.

Programação:

16h – Chegado do Fogo Simbólico;

16h20min – Hasteamento da bandeira;

16h40min – Pronunciamento de historiador;

17h – Pronunciamento de autoridades;

17h30min – Execução do Hino da Independência e de São Francisco do Conde (Izabel Nogueira e Paulo Nascimento).