São Francisco do Conde foi homenageada em evento de Melhores do Ano do Automobilismo Baiano em 2016

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde foi homenageada na última quinta-feira, dia 23 de março, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na entrega do Prêmio Melhores do Ano do Automobilismo 2016, promovido pela Federação de Automobilismo da Bahia – FAB. A Prefeitura de São Francisco do Conde foi representada pelo secretário de Serviços, Conservação e Ordem Pública, Amarildo Guedes, e pela secretária de Desenvolvimento Econômico Ana Christina Oliveira – ambos representando o prefeito da cidade, Evandro Almeida.

Na mesa solene do evento, além dos representantes franciscanos, estavam presentes a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, Olívia Santana; a vice-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Selma Morais; o novo presidente da FAB, Miguel Jacob; representando a SUDESB o chefe de Gabinete, Everaldo Augusto e Edmilson Machado da Silva, diretor de Esporte e Lazer de Salvador.

Durante o evento, a até então presidente da FAB, Selma Morais, apresentou o novo presidente da Federação, Miguel Jacob, e o mesmo falou da importante contribuição da companheira de trabalho para o automobilismo baiano. “Selma tem sido uma parceira ao longo desses anos lutando para colocar o automobilismo baiano no lugar onde merece. Portanto, além de dar continuidade a este trabalho, temos novos projetos para 2017, a exemplo da construção do kartodromo e a pista de arrancada de São Francisco do Conde e iremos continuar com a parceria com esta Prefeitura que faz um excelente trabalho. Gostaria de fazer um agradecimento especial ao prefeito e secretários. Neste final de semana iremos recomeçar a temporada com a Copa Brasil de Velocidade na Terra, que irá homenagear merecidamente nosso saudoso amigo Lelo Bala. Convido todos vocês para nos unirmos em prol do crescimento do automobilismo baiano”, declarou Jacob.

Selma deixou a FAB e segue agora para vice-presidência da Confederação Brasileira de Automobilismo. “Gostaria de agradecer a presença de vocês aqui e dizer que há poucos dias passei a presidência da FAB para meu vice Jacob. Oficialmente, foram 14 anos comandando o automobilismo da Bahia. Gostaria de aproveitar essa oportunidade pra dizer a vocês que o legado que vai ficar pra história é a nossa casa própria, a casa do automobilismo baiano, que conquistamos através da visão empreendedora da nossa saudosa Rilza Valentim, ex-prefeita de São Francisco do Conde. Prematuramente ela nos deixou, mas o seu vice na época e hoje prefeito Evandro Almeida assumiu todos os seus compromissos e muito mais, arregaçou as mangas, abraçou o automobilismo baiano e colocou a sua equipe aqui presente para trabalhar com o objetivo de realizar o sonho de todos nós. As pistas estão começando a sair. Depois de tantos anos a frente da Federação quero dizer que tenho muito orgulho de ter podido dedicar boa parte da minha vida a este esporte que tanto amo”, concluiu Morais.

Durante o evento foram premiados pilotos das categorias: Turismo, Speed e Kart Cross do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra 2016, do Clube de Automobilismo da Bahia e do Clube de Pilotos do Oeste. Além disso, foram premiados na categoria Kart Honda da Associação Conquistense de Kart, da Associação Amigos do Kart, de Arrancada, do Campeonato de Marcas, teve o Destaque Nacional e ainda prêmios para o Rally 4×4 e Rally do Batom. Além dos pilotos, autoridades também receberam premiações como os secretários municipais de São Francisco do Conde, o tenente coronel da Polícia Militar, Nilton Paixão, a secretária Olívia Santana, o diretor de Esporte e Lazer de Salvador, Edmilson Machado, dentre outros.

A pista de arrancada será construída em São Francisco do Conde ainda este ano de 2017 e tem também o kartodromo internacional e uma área de lazer para shows, exposições, esportes e outros equipamentos que também serão construídos no município. “Nosso objetivo é transformar São Francisco do Conde no município que é a casa do automobilismo no Brasil. Em setembro nós teremos o Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra na nossa cidade. A partir do início de abril já começaremos a discutir para que ainda neste mesmo mês possamos começar a construção da pista de arrancada em São Francisco do Conde, tão cobrada e tão desejada por todos nós. Gostaria de fazer o convite a todos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a cidade ou o autódromo para que possam ir ao município neste fim de semana”, disse o secretário de Serviços, Conservação e Ordem Pública, Amarildo Guedes.

O município de São Francisco do Conde é sede do Autódromo Internacional da Bahia e desde 2015 tem promovido corridas de Velocidade na Terra.  Neste fim de semana, inclusive, sediará a Copa Brasil de Velocidade na Terra 2017, dias 25 e 26, a partir das 10h.