São Francisco do Conde foi cenário de gravação do programa “Conversa com Bial”

A equipe do Programa da Rede Globo “Conversa com Bial” esteve na última terça-feira, dia 20 de junho, visitando São Francisco do Conde para gravar uma matéria com os integrantes do Projeto Bota a Fala: Um projeto criado em janeiro de 2015 por estudantes brasileiros e africanos da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde.

Foram usados como cenário para gravação três locais diferentes: a UNILAB, a Praça da Independência e o Casarão da Ilha de Cajaíba, onde foi gravado um videoclipe com músicas do grupo, como “Preconceito”, “Integração” e “Beija-me” que trazem em suas letras um questionamento sobre estereótipos de gênero, as relações entre educação estética e autocriação ética, valorizando os múltiplos letramentos potencializados pelo hip-hop.

O hip-hop é um movimento que canta o seu local, aqui eles estão cantando São Francisco do Conde e a terra deles, mas as inspirações para as letras e as paisagens contidas nelas são de São Francisco do Conde, isso está bem claro. Essa também é uma forma de integrar-se na comunidade, de falar sobre convivência e construir outras perspectivas de integração. Quando a gente começa um projeto criamos algumas expectativas, e eu sei da qualidade dos meninos quando ouço eles cantando. O hip-hop no Brasil sempre é feito pela periferia, e agora eles estão dentro de uma Universidade, então a linguagem é mais elaborada. Eles têm um potencial que precisa ser explorado por eles mesmos. O que está acontecendo é o reconhecimento dos seus talentos”, enfatizou o coordenador do grupo Bota a Fala, Marcos Carvalho Lopes.

Robert Gilberto Cá, estudante guineense, ressaltou o propósito do grupo como sendo uma ferramenta pedagógica para uma educação mais democrática. “Criamos o grupo com a intenção de usar a música como ferramenta de educação e também para desconstruir certos aspectos como o racismo, o preconceito e os estereótipos que são criados com o continente africano e também que existe aqui no Brasil. O Bota a Fala busca discutir essas questões sociais e lutar contra isso”.

Sobre o Campus dos Malês e o município de São Francisco do Conde, o estudante fez questão de enfatizar a sua importância. “Não poderíamos deixar São Francisco do Conde que é a nossa cidade, a nossa segunda casa, que nos acolheu desde a nossa chegada”.

Para Magno da Costa, também guineense e integrante do grupo ainda não é possível mensurar o tamanho dessa repercussão. “Até agora não caiu a ficha que estamos vivendo esse momento. Acho que só quando a gente ver na TV iremos perceber a importância disso tudo. É muito importante a gente sair daqui e divulgar a cidade onde estamos estudando e a nossa cultura. O grupo existe há dois anos e nós não imaginávamos  que hoje estaríamos gravando uma matéria para um programa que será transmitido para o Brasil e algumas partes do mundo. Nós conseguimos isso com apenas dois anos, imagina daqui há cinco anos com a UNILAB em São Francisco do Conde, a cidade vai ganhar ainda mais”.

Conversa com Bial é um talk show da Rede Globo apresentado pelo jornalista Pedro Bial, de segunda a sexta-feira, após o Jornal da Globo. A exibição da matéria ainda não tem data definida.

Skip to content