São Francisco do Conde ganha Certificado e Estrela do Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

A política de promoção da pessoa idosa, ao longo de sua evolução, tem perpassado por várias aspectos multidimensionais, como saúde, educação, cultura, direitos humanos, assistência social, emprego e renda, justiça, segurança, acessibilidade e lazer, os quais têm contribuído com a quebra do paradigma do “envelhecer” como um processo patológico para o idoso e de ônus socioassistencial para o estado.

Pensando na realidade franciscana, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), aderiu ao PROGRAMA ESTRATÉGIA BRASIL AMIGO DA PESSOA IDOSA, do Governo Federal – que tem como objetivo principal a garantia do direito e a efetivação das políticas públicas, de metodologias incentivadoras e integradas com vários setores da gestão municipal.

Este importante passo levou o município a receber, na última terça-feira (16 junho de 2020), 1a Estrela do Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, que traduz o compromisso firmado entre a gestão municipal com a esfera federal e a validação deste ato pelos direitos da pessoa idosa.

Isso significa que o município de São Francisco do Conde passou a integrar um grupo seleto de cidades comprometidas com a promoção e garantia dos direitos da população idosa. Não só com esse público, mas com toda população e, principalmente, com as gerações futuras, pois ações de prevenção terão sonoridade a curto, médio e longo prazos na sustentabilidade orçamentária e previdenciária para gestão municipal, além de promover e garantir efetivamente os direitos da Pessoa Idosa Franciscana.

Foi por meio do Decreto Federal nº 9.328, de 03 de abril de 2018, que a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa foi instituído.