São Francisco do Conde lançará em breve o roteiro turístico “Velho Chico”

sfco  turismo

A cidade de São Francisco do Conde vai lançar um roteiro turístico englobando as paradisíacas locações da novela da Globo, Velho Chico, que está sendo filmada desde janeiro deste ano na cidade e em outros municípios baianos. Entre as principais locações, no município, estão a Ilha de Cajaíba e o casarão que fica no local, que já viveu inúmeras histórias de glórias, além do Convento de Santo Antônio.

Para tanto, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, vai oferecer esses roteiros e todo o suporte na intermediação de embarcações e alimentação, para que moradores e visitantes tenham a melhor experiência. O projeto faz parte do Plano Municipal de Turismo e o objetivo é colocar os visitantes em contato com a Ilha de Cajaíba, principal cenário de gravação da novela da Rede Globo, entre outros pontos, e, com isso, impulsionar o turismo local. Porém, as visitas dentro do casarão só serão permitidas após o término das gravações da emissora de TV.

O roteiro turístico vai incluir visitações por mar e terra para que as pessoas possam vivenciar a história do município e ver de perto onde as personagens da novela representaram importantes cenas da trama das 09h.

Mais informações com a SECULT, através do Serviço de Atendimento ao Turista – SAT, presencialmente ou pelo telefone: (71) 3651- 3930. O SAT fica localizado no Mercado Cultural (sede).

Saiba mais sobre o turismo náutico no município:

São Francisco do Conde oferece opções de Passeios Náuticos para munícipes e turistas, como parte do roteiro turístico da cidade. Os interessados devem agendar data e horário no Serviço de Atendimento ao Turista – SAT.

O objetivo do passeio é permitir ao turista conhecer as belezas naturais e riquezas históricas do município através da navegação. A duração é de duas horas e a viagem é feita em grupos de até 12 pessoas, com saídas programadas.

Durante o passeio, o turista passa pelos corredores náuticos, que misturam as águas da Baía de Todos-os-Santos com as águas do Rio Sergimirim, passando mais adiante pelo Rio Subaé, margeado de manguezais, por onde passou a esquadra do Imperador D. Pedro II, em meados do séc. XIX, quando este veio inaugurar o imperial Instituto Baiano de Agronomia – primeira Escola Agrícola da América Latina, localizada em São Bento das Lages.

O turista também conhece, neste passeio, o conjunto arquitetônico da Ilha de Cajaíba, que foi residência do terceiro Governador-Geral do Brasil, Mem de Sá, em meados do século XVI, e, depois propriedade do lendário Barão de Cajaíba, que fez, no local, fronte, reunindo soldados para combater a rebelião Sabinada.

No fim do roteiro, os visitantes passarão pelas ruínas do Engenho Real do Sergipe do Conde, datado do séc. XVI, além das ruínas do Mosteiro de Nossa Senhora de Brotas, séc. XVII, que confirma a importância econômica da região na época.