Começou em São Francisco do Conde o I Festival Gastronômico

DSC_5962

O “Festival Gastronômico Sabores de São Francisco do Conde” começou na última quinta-feira, 20 de novembro, no Mercado Cultural, com a presença de moradores, autoridades municipais e representantes da área turística e gastronômica do Estado. Na mesa de abertura estavam os secretários municipais de Turismo, José Carlos Reis, e de Governo – representando o prefeito Evandro Almeida; o presidente da ABAV- BA, José Alves, e o Superintendente de Serviços Turísticos do Estado, Ricardo Sales.

É uma satisfação muito grande estar à frente da ABAV neste momento, e estar aqui em São Francisco podendo lançar esse Festival, é incrível! A gastronomia tem sido muito importante para desenvolver o turismo de cidades do interior. É uma forma de proporcionar que as pessoas possam conhecer o município”, enfatizou o presidente da ABAV, José Alves.

O Festival Gastronômico é o primeiro no município e tem por objetivo atrair turistas para cidade. Ele é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR e conta com a parceria do SENAC, SEBRAE, Ucsal, Bahiatursa e Abrasel. A primeira etapa do evento se deu no mês de outubro com a realização de quatro palestras de capacitação, com os donos dos estabelecimentos que estão participando da ação. Dentre os temas abordados nas palestras estiveram: Manipulação de Alimentos e Montagem de Cardápio.

Essa é uma parceria do povo. Sabemos que a gastronomia de São Francisco do Conde tem um grande potencial e nosso papel enquanto Secretaria é divulgar isso e tornar esse potencial um atrativo turístico para nossa cidade. Esse é o 1º Festival Gastronômico da cidade e de toda região. Esperamos que seja um sucesso e sirva de incentivo para as cidades vizinhas”, declarou o secretário de Turismo, José Carlos Reis.

Para o Superintendente de Serviços Turísticos do estado, Ricardo Sales, São Francisco do Conde tem um grande potencial. “É uma honra para o Estado apoiar eventos como este. Estamos de braços abertos para iniciativas assim. São Francisco do Conde tem um grande potencial turístico, inclusive em receber um projeto do Estado que se chama ‘Cama e Café’, em que os moradores da cidade podem abrir suas casas para receber os turistas”, destacou Sales.

Além do evento de abertura, o Festival também contou com uma Cozinha Show com o chef Lázaro Sai, do SENAC, com o Workshop de Gastronomia – Culinária à Base de Peixes e Frutos do Mar. Ao final da montagem do prato, o público presente no Mercado Cultural pôde degustá-lo. Mas não para por aí, uma Caravana também foi montada em direção aos estabelecimentos participantes do concurso para avaliação dos pratos. O resultado com os três escolhidos sairá no sábado, 22. Confira abaixo o que ainda tem na programação do Festival:

DATA HORA LOCAL AÇÃO
21/11/2014 09:00 às 16:00 Largo do Mercado Feira da Produção Associada ao Turismo
Sexta 09:00 às 16:00 Mercado Cultural Cozinha Show: SENAC – PSEUDOCHEF – LA BELLINI
12:00 às 15:00 2ª Caravana Concurso Gastronômico (degustação nos restaurantes)
22/11/2014 09:00 às 16:00 Largo do Mercado Feira da Produção Associada ao Turismo
Sábado 09:00 às 16:00 Mercado Cultural Cozinha Show: GASTRONOMIA LOCAL + UCSAL + ROSA GONÇALVES
16:00 às 16:30 Mercado Cultural Premiação Concurso Gastronômico
16:30 às 17:30 Mercado Cultural Apresentação Cultural – Lindomar Axé – Encerramento