São Francisco do Conde participa da 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Tendo como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI” aconteceu em Salvador, nos dias 10 e 11 de dezembro, a 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O município de São Francisco do Conde foi devidamente representado através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), que enviou uma delegada para participar do evento.

Segundo estimativa divulgada este ano pelo IBGE, a Bahia possui 14.873.064 habitantes, dos quais 10% são idosos. Para garantir os direitos dessa população é que a conferência foi realizada, sendo uma iniciativa do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEPI), juntamente com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Quem representou a SEDUC foi a gerente de Bibliotecas e Projetos de Leitura da SEDUC, Vanise Souza, eleita delegada. Ela debateu em plenária as propostas do município, defendendo ações que visam garantir implementações de políticas que viabilizem, cada vez mais, a oferta de uma educação de qualidade aos idosos franciscanos.

O artigo 9º da Constituição diz que é obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Em consonância com esse princípio, a Secretaria da Educação vem fazendo esse trabalho ao tratar o seu idoso, no que tange ao ensino da EJA com respeito e pautado numa educação de qualidade”, considerou Vanise.

Skip to content