São Francisco do Conde participa da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma atividade que tem mobilizado as escolas brasileiras que possuem, pelo menos, uma turma do Ensino Fundamental Anos Finais, com o objetivo estimular a comunidade escolar na realização de processos educativos em torno da dimensão socioambiental da água. Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a quinta edição da Conferência tem como tema: “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

A Conferência é uma ação que contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Ela acontece em quatro momentos: Conferência na Escola, Conferência Regional/Municipal, Conferência Estadual e Conferência Nacional.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL NA ESCOLA:

Realizada pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Educação- SEDUC, por meio da Diretoria Pedagógica, a etapa municipal é articulada pela Gerência de Educação Ambiental. A Conferência na Escola, que acontecerá de 10 a 12 de Abril, com o tema: “Cuidando das Águas de São Francisco do Conde”, é considerada a etapa mais rica do processo, quando serão eleitos dois delegados, um estudante do sexo masculino e outro do sexo feminino. Também será elaborado, de forma participativa, um projeto de ação da escola, buscando soluções para as questões locais em relação à água, destacando as ações de curto, médio e longo prazo. O objetivo é que a execução do projeto se torne uma grande ação educativa em prol da sustentabilidade ambiental.

LOCAIS DAS ETAPAS:

No dia 10 de abril (terça-feira), as etapas da Conferência na Escola acontecerão no Instituto Municipal Luís Viana Neto, às 10h30, no Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA, às 09h e no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS, às 10h40.  Já no dia 12 de abril (quinta-feira), mais um etapa será realizada, dessa vez na Escola Municipal Joaquim Alves Cruz Rios, às 10h40.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL:

Durante a Conferência Municipal, que acontecerá no dia 25 de abril, os alunos eleitos delegados irão apresentar os projetos pré-selecionados em cada escola, dos quais, dois poderão representar o município na Conferência Estadual. Nessa etapa, os delegados e delegadas participantes selecionarão apenas um projeto para representar o Estado na Conferência Nacional, que está prevista para ser realizada em Brasília, de 15 a 19 de junho. Participarão da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, aproximadamente, 460 delegados e delegadas, na faixa etária entre 11 e 14 anos, oriundos do processo em suas escolas, nas Conferências Regional/Municipal e nas Conferências Estaduais.

Confira o Calendário:

ATIVIDADE