São Francisco do Conde participa da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma atividade que tem mobilizado as escolas brasileiras que possuem, pelo menos, uma turma do Ensino Fundamental Anos Finais, com o objetivo estimular a comunidade escolar na realização de processos educativos em torno da dimensão socioambiental da água. Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a quinta edição da Conferência tem como tema: “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

A Conferência é uma ação que contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Ela acontece em quatro momentos: Conferência na Escola, Conferência Regional/Municipal, Conferência Estadual e Conferência Nacional.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL NA ESCOLA:

Realizada pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Educação- SEDUC, por meio da Diretoria Pedagógica, a etapa municipal é articulada pela Gerência de Educação Ambiental. A Conferência na Escola, que acontecerá de 10 a 12 de Abril, com o tema: “Cuidando das Águas de São Francisco do Conde”, é considerada a etapa mais rica do processo, quando serão eleitos dois delegados, um estudante do sexo masculino e outro do sexo feminino. Também será elaborado, de forma participativa, um projeto de ação da escola, buscando soluções para as questões locais em relação à água, destacando as ações de curto, médio e longo prazo. O objetivo é que a execução do projeto se torne uma grande ação educativa em prol da sustentabilidade ambiental.

LOCAIS DAS ETAPAS:

No dia 10 de abril (terça-feira), as etapas da Conferência na Escola acontecerão no Instituto Municipal Luís Viana Neto, às 10h30, no Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA, às 09h e no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS, às 10h40.  Já no dia 12 de abril (quinta-feira), mais um etapa será realizada, dessa vez na Escola Municipal Joaquim Alves Cruz Rios, às 10h40.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL:

Durante a Conferência Municipal, que acontecerá no dia 25 de abril, os alunos eleitos delegados irão apresentar os projetos pré-selecionados em cada escola, dos quais, dois poderão representar o município na Conferência Estadual. Nessa etapa, os delegados e delegadas participantes selecionarão apenas um projeto para representar o Estado na Conferência Nacional, que está prevista para ser realizada em Brasília, de 15 a 19 de junho. Participarão da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, aproximadamente, 460 delegados e delegadas, na faixa etária entre 11 e 14 anos, oriundos do processo em suas escolas, nas Conferências Regional/Municipal e nas Conferências Estaduais.

 Confira o Calendário:

ATIVIDADE

PRAZOS E LIMITES

Realização da Conferência na Escola

10 e 12 de Abril de 2018

Registro da Conferência na Escola no Site da CNJMA

Até 17 de abril de 2018

Realização da Conferência Municipal

25 de abril de 2018

Realização da Conferência Territorial

27 de abril (previsão)

Realização da Conferência Estadual

Até 09 de maio de 2018

Registro da Conferência Estadual na Escola no Site da CNJMA

Até 11 de maio

Realização da Conferência Nacional

De 15 a 19 de junho de 2018