São Francisco do Conde participará do II Encontro de Mulheres do Recôncavo

mulheres reconcavo

Com o tema “Construindo o plano territorial de políticas para as mulheres do Recôncavo baiano”, a Prefeitura de Santo Amaro, através da Superintendência Municipal de Reparação Racial e da Secretaria de Ação Social, realizará nos próximos dias 23, 24 e 25 de outubro, o II Encontro Territorial de Mulheres do Recôncavo. O evento será na Casa do Samba de Santo Amaro e 20 municípios participarão do evento, entre eles, São Francisco do Conde.

Diversos eixos temáticos serão trabalhados durante o Encontro, entre os mesmos está à construção de uma plataforma política para as mulheres do território; debate das principais demandas; mobilização das mulheres da gestão e da sociedade civil em torno das políticas públicas para as mulheres do território; criação de diretrizes para nortear as políticas públicas; e a construção de forma coletiva, participativa, inclusiva e democrática do plano territorial de políticas.

A previsão é de que aproximadamente 250 mulheres participem das atividades que serão distribuídas em Grupos de Trabalhos (GTs), mesas e plenárias de discussões. Cada município tem direito a inscrever 10 mulheres, gratuitamente. As mesmas devem ser representantes de entidades da sociedade civil, técnicas das prefeituras e gestoras públicas.

Já preenchemos 60% das nossas vagas com mulheres da sociedade civil, entre representantes de comunidades quilombolas, marisqueiras e conselheiras. Os outros 40% serão do nosso corpo técnico, conforme está previsto no regulamento”, explica Luciana Araújo, diretora do Departamento de Mulheres da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Francisco do Conde.

Estarão presentes no Encontro, a secretária de Desenvolvimento Social da Bahia – Moema Gramacho, a senadora Lídice da Mata, a ministra de Promoção da Igualdade Racial – Luiza Bairros, as deputadas estaduais – Maria Del Carmen e Luiza Maia, a federal – Alice Portugal, a chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE) – Olívia Santana, além de vereadoras e prefeitas dos municípios do Recôncavo.