São Francisco do Conde participou da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

conepir1-520x360

A III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR) foi realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, em Salvador, reunindo gestores públicos municipais e estaduais, lideranças de movimentos sociais, ativistas negros e militantes de diversas áreas. A Bahia tem quase 20 territórios de identidade, entre eles São Francisco do Conde, que esteve presente com representantes de Projetos Especiais, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e membros da Juventude Negra Sanfranciscana.

O encontro teve como foco principal debater as mais de 500 propostas vindas das 81 Conferências Municipais e Intermunicipais, como a que ocorreu em São Francisco do Conde, e em mais 10 municípios do Recôncavo, no último mês de julho. Na ocasião, Herbert Adriano, representante da Juventude Sanfranciscana, foi eleito delegado para representar o Recôncavo na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), que acontecerá de 05 a 07 de novembro em Brasília, no Distrito Federal.

A realização da III CONEPIR ficou por conta da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra. Na mesa de abertura estiveram: o governador do estado, Jaques Wagner, o secretário da SEPROMI, Elias Sampaio, a vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Vilma Reis, além de representantes das Assembleias Legislativas estadual e nacional, dentre outras autoridades.