São Francisco do Conde promove ação no Dia Mundial de Combate à AIDS

exame sangue HIV dedo

Em dezembro, todo o mundo se manifesta em ações de combate ao vírus causador da AIDS. Já no primeiro dia do mês é celebrado o Dia Mundial de Combate à doença e para lembrar a data a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), vai realizar testes rápidos para detecção do vírus HIV.

Para ter acesso ao teste, a população sanfranciscana poderá procurar qualquer uma das 13 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS), situado na Rua Raimundo Ribeiro, para realizar o exame que também detecta as hepatites do tipo B e C e a sífilis. O método de coleta de sangue para o exame é semelhante ao teste de glicemia e o resultado sai em apenas 20 minutos. Além disso, os PSFs de todo o município e o Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM) realizam trabalhos na área de prevenção, por meio da distribuição de preservativos e aconselhamentos sobre planejamento familiar, em parceria com a Vigilância à Saúde (VISA).

Em São Francisco do Conde, todas as Unidades de Saúde da Família também realizam exames para detecção de doenças em gestantes e teste do pezinho para recém-nascidos.