São Francisco do Conde recebe municípios do recôncavo para Conferência Territorial de Cultura

1

São Francisco do Conde sediou, nos dias 09 e 10 de agosto, a Conferência Territorial de Cultura do Recôncavo. O encontro foi fomentado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA), em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura de São Francisco do Conde (SECULT), e aconteceu na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada na Rua Juvenal Eugênio de Queiroz, na Baixa Fria.

O evento foi aberto pela Filarmônica Lira 30 de Março e contou com as presenças dos Secretários estadual e municipal de cultura, Albino Rubim e Sandra Pitanga, respectivamente. Na primeira noite (09), Rubim leu o regimento e fez questão de registrar os avanços das políticas públicas na área da cultura, salientando propostas feitas em conferências anteriores que ainda não foram conquistadas e revelou uma grande novidade para o setor: a partir da V Conferência de Cultura da Bahia, que ocorrerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de outubro, os delegados eleitos poderão se candidatar ao conselho estadual de cultura, que passa a ter 30 vagas; antes o cargo era de indicação do governador. “Esse é um processo natural de democratização da cultura no nosso Estado. A secretaria leva muito a sério as propostas debatidas nas conferências”, explicou Rubim.

O vice-prefeito do município, Evandro Almeida, e a secretária Municipal de Cultura, Sandra Pitanga, deram as boas vindas aos presentes e enfatizaram a importância do evento, além da alegria em ver São Francisco do Conde sediando a Conferência.

O objetivo do encontro é a elaboração conjunta das políticas culturais. A etapa Recôncavo terá seguimento com as etapas estadual e nacional. Ao todo, o Governo do Estado reconhece 27 territórios na Bahia. O Território Recôncavo compreende as cidades de: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Sapeaçu, Saubara e Varzedo.

Eventos como esse servem para integrar os municípios, para construir e dialogar propostas”, afirmou Alva Célia Medeiros, do Conselho de Cultura.

O evento ainda contou com participações do grupo de dança Suingue Dance e da cantora Izabel Nogueira.