São Francisco do Conde recebe projeto Navegando no Saber

navegando no saber sfco

A Secretaria da Educação de São Francisco do Conde, através de parceria com a Petrobras e a Santa Cecília Comunicação, está levando para os alunos da rede municipal de ensino o projeto Navegando no Saber, cujo objetivo é fomentar a leitura, escrita e produção textual de jovens do Ensino Fundamental II, dando aos alunos uma outra leitura de mundo baseada em suas experiências positivas.

O projeto é dividido em etapas e começou com a formação dos professores, que aconteceu em 05 de abril. Já a segunda fase do Navegando no Saber foi à realização das oficinas, que aconteceram no Instituto Municipal Luiz Viana Neto, nos dias 29 e 30 de abril, nas áreas de contação de histórias, criação de blogs na internet e oficina de vídeos: “A história da Minha Rua”; que incentivou os alunos a gravar curtas mostrando aspectos positivos e cotidianos do bairro onde moram.

Essa é uma forma de incentivar os jovens a usarem as novas tecnologias de produção de textos e vídeos e também mobilizar a escola para o uso de uma linguagem didática mais criativa. Com os vídeos curtos, por exemplo, eles contam a história das ruas da comunidade e são introduzidos na linguagem do vídeo digital passando pela concepção, produção e edição final”, comenta Marcelino Nonato, produtor executivo do projeto.

Este é o primeiro ano do projeto e São Francisco do Conde foi à penúltima cidade contemplada. Ao todo, 08 municípios vão receber o Navegando no Saber.

Fechando a passagem do projeto por São Francisco do Conde, no dia 20 de maio, das 08h às 17h, a orla marítima da cidade receberá o Saveiro Biblioteca, que terá atrações como livros, tablets e um passeio com os capitães do saber. O projeto também premiará os resultados dos melhores estudantes durante as oficinas de texto, blog e vídeo.