São Francisco do Conde receberá a Conferência “Pesquisa sobre o negro no Brasil: problemas epistemológicos e a relação Brasil-África”, nesta quinta-feira (13)

 Seminario-Permanente-de-Estudos-Africanos-02

O auditório do Campus dos Malês, na Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em São Francisco do Conde/BA, receberá nesta quinta-feira, dia 13 de agosto, às 14h, a Conferência ministrada pelo professor Henrique Cunha, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o tema: “Pesquisa sobre o negro no Brasil: problemas epistemológicos e a relação Brasil-África”.

O evento tem a organização dos grupos de pesquisa:  Observatório Presença Africana – Relações Brasil/África – Profº Acácio Almeida; História da África e da Diáspora Africana nas Américas – Profª Fábia Ribeiro; e Representações e Práticas Históricas das Ilhas Lusófonas na África e na Baía de Todos-os-Santos – BA – Profº Pedro Leyva.

Sobre o conferencista – Henrique Cunha é professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira. É membro fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) e em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979). Realizou mestrado em História pela Université de Lorraine (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico de Lorraine (1983). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: etnia, negritude, educação, africanidades e afrodescendência, controle, eletrônica de potência, história e cultura africana e afrodescendente e espaço urbano, afrodescendência e educação.

Skip to content