São Francisco do Conde receberá Banco Comunitário de Desenvolvimento

fazer-dinheiro1

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES disponibilizará para os franciscanos um Banco Comunitário de Desenvolvimento. A iniciativa é uma parceria com a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITESEAUFBA).

O projeto de implantação foi iniciado no bairro de Caípe (Caípe de Baixo e Caípe de Cima), em março de 2014. E esta iniciativa tem mobilizado as principais lideranças do bairro e de outros bairros do município na definição das estratégias do banco como: público a ser atendido, nome do banco, linha de crédito, moeda social, entre outros. Hoje, o Banco Comunitário já faz parte da Rede Brasileira de Bancos Comunitários e da Rede Baiana de Bancos Comunitários.

O Banco Comunitário Ouro Negro é um conjunto de serviços financeiros solidários, criado e gerido pela própria comunidade para promover o desenvolvimento local, através do apoio a rede local de produção e consumo e a formação de empreendimentos de Economia Solidária. Para isso, oferece o microcrédito popular e solidário com juros muito abaixo das taxas dos bancos convencionais, aumentando a capacidade de crescimento do comércio e da produção local. Nele será utilizado como moeda social o MANGUEZAL, que é uma moeda complementar ao real, criada pelo Banco Comunitário Ouro Negro.

O objetivo é fazer com que o “dinheiro” circule na própria comunidade, fortalecendo a comercialização local, aumentando a riqueza da comunidade, gerando trabalho e renda. O MANGUEZAL pode ser usado na compra de alimentos, remédios, gás, transporte, e outros produtos e serviços oferecidos na comunidade de MANGUEZAL. Cada 1 MANGUEZAL vale 1 Real. A moeda social MANGUEZAL terá lastro na moeda nacional, o Real (R$), ou seja, para cada MANGUEZAL emitido, existe no banco comunitário, um Real. A circulação do MANGUEZAL é livre no comércio local e quem compra com MANGUEZAL pode receber descontos.

Para ter acesso a Moeda Social MANGUEZAL será preciso:

-Tomar empréstimos em moeda social;

– Receber pagamento em MANGUEZAL pela realização de algum trabalho;

– Trocar Real (R$) por MANGUEZAL na sede do Banco Comunitário Ouro Negro;

Além disso, o Banco oferecerá o serviço de correspondente bancário para recebimento de contas e pagamento de benefícios.

Em breve, São Francisco do Conde poderá contar com um banco comunitário de desenvolvimento, uma ferramenta que contribuirá com o desenvolvimento da comunidade. Para saber mais entre em contato através do email: bcouronegro@gmail.com.