São Francisco do Conde resgata tradição do “São João passou por aqui”

secult_são

No segundo dia de festa do “Arraiá do Chico”, a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) de São Francisco do Conde promoveu neste domingo, 23 de junho, pelas ruas do município, um arrastão com o intuito de lembrar a tradição junina de antigamente.

Durante o percurso, um veículo foi decorado com palhas e atrás dele o Trio de forró Zé 21 colocava todo mundo pra dançar ao som do triângulo e da zabumba, no clima do ‘Melhor do Interior’, tema do “Arraiá do Chico 2013”. Ao longo do trajeto, amendoim, licor e água também foram oferecidos aos participantes do bloco.

A secretária de Cultura, Sandra Pitanga, explicou a principal proposta do arrastão. “Estamos tentando resgatar a tradição do ‘São João passou por aqui’, que se perdeu no município e quando se fala de cultura, fala da valorização das raízes de um povo. Estamos perpetuando essa história hoje”, enfatizou. A afirmação foi feita em referência a tradição de visitar as pessoas de porta em porta gritando: “São João passou por aqui”. Em resposta, os moradores ofereciam toda a hospitalidade que é típica das cidades do interior, com muita comida e bebida. E este ano, não foi diferente.

Uma das ilustres moradoras a abrir as portas de sua residência foi a prefeita do município, Rilza Valentim. “Estou honrada em viver esse importante momento. Esse, é o São João que eu conheci. Na minha infância, não havia show de grandes bandas e para celebrar íamos de porta em porta fazendo nossa festa com amigos e vizinhos. Precisamos retomar conceitos, o antigo e o moderno podem conviver juntos”, destacou.

O São João tem que ser pé de serra. Esse resgate a tradição é maravilhoso. Espero que outros blocos como esse surjam na cidade”, destacou a sanfranciscana Cecília Pena, que comemorou a iniciativa da Prefeitura.

Adultos, idosos e crianças acompanharam o cortejo que saiu do Largo da Cubamba em direção a orla marítima da cidade.