São Francisco do Conde sedia reunião da Câmara Baía de Todos os Santos

turismo natureza

O auditório da Câmara Municipal de Vereadores sediou nesta quarta-feira, 09 de outubro, um encontro da Câmara Baía de Todos os Santos (BTS), cujo objetivo central foi tratar da aprovação do Estatuto da Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos e do Prodetur Nacional (Programa de Desenvolvimento do Turismo). Compuseram a pauta da reunião de trabalho: definições sobre orçamento; participação de entidades representativas de classe, empresas e pessoas físicas; consórcios; adimplência dos municípios, entre outros assuntos.

Precisamos que todos os municípios que compõem a Baía de Todos os Santos estejam envolvidos na Câmara BTS, pois isso é fundamental para fortalecer o ‘Prodetur Baía de Todos os Santos’, este que tanto queremos que funcione para ampliar nosso turismo”, destacou um dos membros da comissão de coordenação da BTS, Gil Rocha.

O Prodetur busca organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, através de prévios processos de planejamento das regiões. A partir do planejamento das áreas turísticas prioritárias, são propostas intervenções públicas a serem implantadas de forma que o turismo venha a constituir uma verdadeira alternativa econômica geradora de emprego e renda, principalmente, para a população local.

A Câmara BTS funciona como interlocutora entre as regiões e as secretarias de Turismo, de maneira a identificar áreas de atuação do Prodetur, que na Bahia irá beneficiar 18 municípios da BTS: Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Salinas da Margarida, São Félix, Cachoeira, Santo Amaro, Muritiba, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho, Maragojipe, Jaguaripe, Aratuípe, Nazaré e Muniz Ferreira.

Para a representante de São Francisco do Conde na BTS, Ioná Queiroz, “a união desses municípios é de vital importância, especialmente, porque que o turismo não se faz sozinho. Nesta reunião, discutimos cada ponto do estatuto para juntos chegarmos às definições relacionadas ao bom funcionamento da BTS”.

Estiveram presentes os secretários de Turismo dessas cidades, membros das secretarias municipais e estadual e da BTS.