São Francisco do Conde sediou Encontro de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

depir

São Francisco do Conde sediou o 1° Encontro Municipal de Gestores e Gestoras Territorial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na última quarta-feira, 08, na UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). Estiveram presentes militantes da luta contra o racismo dos municípios de Santo Amaro, Saubara, Governador Mangabeira, Cruz das Almas, entre outros, além de São Francisco do Conde.

Entre as autoridades, a secretária de Planejamento do município, Silmar Carmo, esteve representando o prefeito Evandro Almeida. “Essa luta da inserção social dentro do governo já vem há muitos anos. Esses espaços servem para que possamos garantir que as políticas públicas sejam implantadas dentro e fora do nosso município. Esses fóruns são importantes para trazer para nosso município políticas públicas de combate a discriminação racial”, declarou Silmar Carmo.

Para o professor Renato Soares não existe meio termo em preconceito. “No racismo não existe meio termo. Ele precisa ser entendido nas suas várias nuances. A questão racial não é específica, é geral”, ressaltou Soares.

Durante o evento foi trazido o relato de Heráclito dos Santos Barbosa, conhecido como Tata, que passou por uma situação de intolerância religiosa ao tentar ter acesso ao Fórum de Santo Amaro e ser impedido por estar usando roupas da religião do candomblé. Ele entrou no local e foi retirado por um policial civil, de forma agressiva, que não aceitou que ele estivesse usando adorno de cabeça. O caso foi exposto para abordar as diversas vertentes da discriminação racial e religiosa. “Se eu tirasse eu estaria violando a minha religiosidade. Não achei certo, pois não agredi ninguém e expliquei o porquê não poderia tirar o meu acessório religioso”, disse Barbosa.

O encontro teve por objetivo aproximar os municípios que têm organismo de PIR (Promoção da Igualdade Racial) no Território do Recôncavo. O Fórum Estadual de Promoção da Igualdade Racial é um fórum mantido pelo Governo do Estado da Bahia, e tem por finalidade executar programas voltados à implementação de políticas de ações afirmativas, visando a promoção da igualdade e a garantia dos direitos da população negra, através de uma abordagem intersetorial, dialogando com as diversas áreas do governo; a exemplo de saúde, educação, segurança, trabalho e cultura.

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES tem o DEPIR – Departamento de Promoção da Igualdade Racial, que tem contribuído e estimulado a discussão em torno da aplicação das políticas públicas de promoção da igualdade.