São Francisco do Conde sediou II Reunião do Comitê Territorial do Recôncavo

MaisEducação1

O município de São Francisco do Conde sediou nesta segunda-feira, 09 de março, a II Reunião do Comitê Territorial do Recôncavo de Educação Integrada, na Câmara de Vereadores, durante todo o dia. O evento reuniu representantes de diversas cidades como: Saubara, Cabaceira do Paraguaçu, Dom Macedo Costa, São Félix, Muritiba, Ituberá de Cachoeira, Santo Amaro, Governador Mangueira, Serrinha, São Felipe e Maragogipe. O objetivo foi discutir a execução do Programa Mais Educação nessas localidades e criar um espaço para troca de conhecimentos.

Estiveram presentes a abertura da mesa do evento a secretaria da Educação, Ana Christina Oliveira; a consultora do Ministério da Educação – MEC, Cláudia Cristina Pinto; o coordenador do curso de Letras da UNILAB, Paulo Sérgio Proença; a presidente do Conselho Municipal da Educação, Josaira Xavier; o secretário da Educação de São Felipe, Pedro Junior, e os vereadores Eliezer de Santana e Messias Antônio.

São Francisco do Conde se sente honrado em recebê-los em nossa casa. O primeiro momento foi em São Felipe, quando eu estava recém-chegada ao comando da secretaria e lá eu pude conhecer um pouco além sobre o Programa Mais Educação. Nosso objetivo é ter discussões para dar ao programa um tratamento em que possamos incluí-lo na rotina de todas as escolas deste município. Num futuro, a ideia é que tenhamos todas as nossas escolas em regime integral”, declarou a secretária da Educação Ana Christina Oliveira.

Durante o evento foram apresentados números do Programa Mais Educação dentro do município de São Francisco do Conde. Atualmente, a rede municipal atende a 9.026 estudantes. O programa teve início no município no ano de 2009, atendendo a quatro escolas; no ano passado esse número atingiu 22 escolas, sendo 2.601 estudantes atendidos. Os estudantes estudam em um turno e no turno oposto participam de atividades extra classe. Eles têm direito a três refeições diárias (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde). Todo o cardápio é feito por nutricionistas que fazem parte do corpo de funcionários da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC.

Dentre as atividades realizadas no turno oposto estão: teatro, canto/coral, fotografia, música, dança, capoeira, karatê, atletismo, percussão, acompanhamento pedagógico, orientação de leitura, campos de conhecimento, dentre outros. “Esse é um programa que nos permite formar cidadãos, pessoas mais humanas”, enfatizou a coordenadora do Mais Educação em São Francisco do Conde, Francisca Teles.

O evento ainda contou com a palestra da consultora do Ministério da Educação, Cláudia Cristina Pinto, com o tema “Programa Mais Educação – Perspectiva Curricular”. O objetivo é a construção de um modelo de matriz curricular durante o encontro, para que os municípios possam adequar as necessidades de cada um ali presente. “Esse é o primeiro debate sobre currículo em um coletivo. Gostou da ideia? Leve para seu município e discuta ele com os outros profissionais envolvidos neste processo para se construir uma matriz curricular adequada para sua realidade”, destacou Pinto.

O evento terá sequência até o final da tarde, quando será definida qual a próxima cidade a sediar a reunião do Comitê.

Mais Educação: Programa criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino, que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.