São Francisco do Conde segue pertencendo ao Recôncavo Baiano

reconcavoNa última terça-feira, dia 09 de dezembro, técnicos da secretaria municipal e estadual de Planejamento – SEPLAN se reuniram em uma Audiência Pública para decidir junto a comunidade franciscana a qual Território de Identidade a cidade pertenceria. O município que sempre fez parte do Recôncavo Baiano poderia passar a ser considerado como Região Metropolitana de Salvador.

No evento, o vereador Eliezer de Santana salientou que havia na plenária representações de diversos bairros para ajudar a decidir o Território de Pertencimento do município. Depois, teve as apresentações de Flávia Manuela Lima Barbosa, diretora de Planejamento Urbano, e Plinio Cardoso da Silva Neto, diretor de Planejamento Estratégico (ambos da SEPLAN de São Francisco do Conde), que salientaram que o objetivo da consulta popular era definir a origem, modo de ocupação do espaço e contexto social do povo franciscano, além do sentimento de pertencimento da população.

Da SEPLAN do estado, Tiago Xavier, diretor de Planejamento Territorial, afirmou que 34 municípios apresentaram características dos dois territórios, entre eles São Francisco do Conde, e por isso foi feita a provocação do estado para que a cidade refletisse a qual território seria pertencente. “Desde 2007, o estado vem reconhecendo os movimentos históricos e culturais da sociedade através do processo de construção dos territórios, com isso pode ser criado o PPA (Plano Plurianual) e uma governância mais participativa. São Francisco do Conde apresentou algumas informações da Região Metropolitana, enquanto outros apontam para o Recôncavo. Tínhamos certeza de que seria uma discussão rica aqui no município”.

Após as apresentações a plateia pode manifestar sua vontade e foi decidido por unanimidade que São Francisco do Conde continuará pertencendo ao Recôncavo Baiano dentro do territorio de identidade de seu povo. “A nossa história, nossa lutas e o nosso hino nos remete a identidade que temos hoje. Se o hino diz que: do Recôncavo es joia preciosa, não podemos tirar a joia mais preciosa do nosso recôncavo”, afirmou José Raimundo Fonseca.

Em outro depoimento emocionado, Edmilson Oliveira de Aragão, da Nova São Francisco, chorou ao dizer que “tirar São Francisco do Conde do Recôncavo é como tirar minha alma. Essa é a cidade que trouxe progresso para o nosso país. Sou franciscano e meu pai foi historiador desse município e digo que essa mudança nem deveria ser colocada em pauta”, afirmou categoricamente o cidadão.

Por fim, a secretária municipal de Planejamento Silmar Carmo fez um discurso onde salientou que: “fico feliz em ver o ponto de vista emocionado da população. Essa é uma decisão nossa. O Recôncavo é também uma região de desenvolvimento, prova disso é que temos uma universidade federal em nosso território”.