São Francisco do Conde será  polo de projeto social da medalhista olímpica Ana Moser

São Francisco do Conde foi convidada para se tornar um dos polos sede do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, uma iniciativa do Instituto Esporte e Educação, criado pela medalhista olímpica Ana Moser, que é patrocinado pela Petrobras. A parceria foi consolidada na última quinta-feira (14), em uma reunião que aconteceu na Secretaria Municipal da Educação – SEDUC.

Essa é uma ação que dialoga com o plano estratégico da SEDUC, pautado na meta 6 do Plano Municipal de Educação, que visa implantar a Educação de tempo integral nas escolas da rede municipal de ensino. Além disso, também proporciona a valorização profissional através da formação que será oferecida aos servidores da Educação pelo Instituto de Educação e Esporte, contemplando a meta do Plano Municipal de Educação (PME).

Participaram do encontro, a Superintendente Executiva da SEDUC, Rahijois Oliveira, a representante da Diretoria Pedagógica, Elienai Barreto, a Diretora de Gestão Escolar, Dulcilene Santos, o Diretor de Programas e Projetos, Luan Santos, além da representante de responsabilidade social da Petrobras Andreia Chaves, a sub coordenadora do Instituto de Esporte e Educação, a professora de Educação Física Raquel Clementino, e o coordenador regional do Instituto, João de Deus. “Essa é uma rede em construção, na qual a nossa teia não pode nem ser muito tensa, para não sobrecarregar ninguém, nem frouxa e enfraquecida”, considerou Raquel, em uma explicação à dinâmica aplicada para apresentação dos parceiros.

O projeto está presente em 9 estados e já formou 1.050 professores de Educação Física em 50 municípios brasileiros. Com a inclusão de São Francisco do Conde na Rede de Parceiros, profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino passarão por uma formação conduzida pelo Instituto Educação e Esporte, que ocorrerá em dois módulos, o primeiro a ser realizado em agosto e o segundo no mês de novembro, em um modelo integrado de formação de gestores, coordenadores pedagógicos e professores.  O resultado será a qualificação das aulas de educação física e esporte, favorecendo a educação integral e a qualidade de vida.

O polo, que tem à frente São Francisco do Conde, conta ainda com as cidades de São Sebastião do Passé e Candeias.

Sobre o Instituto Esporte e Educação

Fundado em 2001 pela medalhista Olímpica Ana Moser, que começou sua carreira no esporte aos 7 anos de idade e precisou encerrá-la precocemente, devido à quatro cirurgias no joelho. O Instituto realiza atendimento Direto a Crianças e Adolescentes; formação de Professores e Agentes Sociais; sensibilização em Políticas Públicas; fortalecimento do Esporte Educacional em Redes Sociais e desenvolvimento de Tecnologias Sociais de Esporte Educacional

Missão

Potencializar o desenvolvimento integral do ser humano, ampliando o acesso qualificado a prática de educação física e esporte,  por meio de métodos educacionais e de políticas públicas em diferentes territórios.