São Francisco do Conde será representado em Encontro Nacional do Forró, no município de Cruz das Almas

 

O município de São Francisco do Conde será representado por Ússula Flávia Pinto, secretária de Turismo e Ana Cristina Marques, secretária de Gabinete, durante o Encontro Nacional do Forró, que acontecerá no período de 06 a 08 de abril, na cidade de Cruz das Almas (BA). O encontro voltado para agentes culturais, artistas, músicos, autores, técnicos, produtores, empresários e pesquisadores do forró irá discutir “Os rumos da forte e rica cultura do forró e de onde viemos, onde estamos e para onde nossa cultura pode caminhar?”.

Além de representar a genuinidade da música nordestina, o forró é um Patrimônio Cultural Imaterial que, atrelado ao Produto Turístico Nacional, que é o São João, garante emprego, renda e sustentabilidade às comunidades. Em São Francisco do Conde temos o Arraiá do Chico que movimenta a economia local e beneficia a população franciscana”, aponta a secretária Ússula Flávia.

O evento tem como objetivo debater e propor planos e ações voltados para criar maior articulação e impulsionar as vivências entre os produtores da cultura do forró, trazendo pautas de discussão fundamentais para a realidade contemporânea dessa produção artística. A secretária Ússula Pinto participará da mesa de debates.

Dentro da programação, o evento promoverá palestras, debates e ações diversas como a realidade contemporânea da produção artística do forró, dificuldades e soluções para o desenvolvimento do mercado cultural e dos seus empreendimentos, a comunidade forrozeira e suas responsabilidades no desenvolvimento de projetos que envolvam colaboração com cidades, o papel do Estado no fomento à economia da cultura, o crescimento do forró nos grandes centros urbanos e a massificação das bandas de pseudo-forró na mídia, além de ações de proteção, a fim de que o forró permaneça vivo para as gerações futuras.

No primeiro dia do evento, 06 de abril, estarão no palco, a partir das 19 horas, Maciel Melo, Sandrinho do Acordeon, Negão da Sanfona e Bruno Silva. Já no dia 07, se apresentam Alcymar Monteiro, Carlos Vilela, Daniel Diau e Caninana. Na noite de encerramento, 08 de abril, Del Feliz, Sandro Becker, Zelito Miranda e Raio da Silibrina promovem o arrasta-pé.

Skip to content