São Francisco do Conde terá atividades em homenagem ao Novembro Negro

novembro negro

No mês de novembro se comemora o Dia da Consciência Negra (20) e, por conta disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial – DEPIR, promoverá uma série de atividades em homenagem ao Novembro Negro.

Em 2013, o Novembro Negro vem com o tema “São Francisco do Conde, Território Pan-Africano”. O objetivo é realizar um Seminário preparatório para a Bienal Afro Brasileira do Livro, que será realizada em 2014, e também promover a primeira Caminhada do Povo Santo Contra a Intolerância Religiosa, no município. O objetivo do evento é sensibilizar e mobilizar a comunidade em geral sobre o combate ao racismo e a discriminação.

A Bienal está na segunda edição e pretende estimular uma releitura na cultura literária brasileira, propondo o início de mudança de uma realidade adversa, almejando a justiça social, democratizando a leitura, fundamentalmente, para a população afro-brasileira, incluindo grupos tradicionais e culturalmente excluídos, elevando a sua autoestima, estimulando-o a enxergar-se nas obras literárias e por consequência, estimulando-o à leitura.

Sendo assim, de acordo com Samuel Azevedo, coordenador do DEPIR, o objetivo é que o município participe de forma ativa da ação. “A Bienal irá acontecer em agosto de 2014 e é um evento nacional a ser promovido em Salvador, nosso objetivo é preparar o município para quem sabe sediar algumas atividades”, declara.

A programação do Seminário está repleta de atividades, confira em anexo a lista.

20 de Novembro – A ONU, no ano de 1971, instituiu o Ano Internacional para Ações de Combate ao Racismo e a Discriminação Racial. Neste ano, no dia 20 de novembro, se realizou a primeira manifestação alusiva a Zumbi de Palmares pelo Movimento Negro em todo o território nacional pelo Grupo Palmares de Porto Alegre. Zumbi foi, incontestavelmente, o líder da última fase da existência da República de Palmares e representa, por isso, a combatividade, a coragem, a obstinação e o heroísmo. A escolha dessa data foi do poeta e militante negro do Rio Grande do Sul, Oliveira Silveira.

Skip to content