São Francisco do Conde terá horto de produção de mudas e plantas

mudas de árvores

A Prefeitura Municipal está instalando um horto de produção de mudas e plantas diversas, que  irá diminuir a dependência do município na aquisição de plantas, que atendem os diversos segmentos e programas municipais. A Secretaria do Meio Ambiente- SEMA está a frente do horto e vem estimulando a participação das empresas nos programas e projetos ambientais no município, por meio  de estimulo a politica sócio-ambiental, ações mitigadoras ou compensação ambiental.

A estrutura é uma doação da empresa Mazza Engenharia como  compensação ambiental exigida pelo Departamento de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da SEMA, conforme leis ambientais, que visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida do município. Anexo ao horto, que fica ao lado do Espaço Viver Julieta Machado, no bairro do Gurujé, a secretaria está montando um viveiro para quarentena, aclimatação e recuperação de plantas de vasos debilitadas, reprodução e plantas matrizeiras, com recursos próprios.

A capacidade de produção será de 100 mil mudas ao ano. As plantas a serem produzidas serão: plantas de jardinagem e paisagismo, flores de corte, plantas nativas de Mata Atlântica e mata ciliar e mudas de mangue.

A comunidade de beneficiará com  a preservação de especies da flora e da fauna, que favorecerá  a ampliação da arborização urbana e reduzirá os gasto do município com a compra dessas plantas, além de favorecer o conforto climático da cidade e embelezar as ruas de São Francisco do Conde.