São Francisco do Conde vai ganhar amplo convênio com IPAC

Os representantes da Secretaria Municipal de Cultura de São Francisco do Conde, Bernadete Primo – gerente de patrimônio; Carlos Rosário – gerente de captação e Honorina do Rosário – assistente técnica, estiveram reunidos na última segunda-feira (19), no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), juntamente com o chefe de gabinete, André Reis, a assessora jurídica Nádia Hussein, o diretor de preservação, Roberto Pellegrino e a gerente de patrimônio material, Roberta Ventura para dialogar sobre o convênio que irá promover a tutela, conservação e recuperação dos bens culturais no município. Após a reunião, o próximo passo será a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica.

Para o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, essa é mais uma ação fundamental para a política pública que beneficia os bens culturais baianos. “As comunidades locais devem identificar os seus mais importantes patrimônios e, juntamente com as suas prefeituras e câmaras municipais, desenvolver políticas de proteção a esses bens culturais, criando leis, conselhos e itens de salvaguardas, além disso, com possibilidade de conseguir recursos via Editais/SECULT-BA e outras linhas de financiamento”, afirmou João Carlos.

Ao serem reconhecidos e protegidos oficialmente pelo Município, Estado ou União, os bens culturais passam a ter prioridade nas linhas brasileiras de financiamento público e até nas internacionais. “Os proprietários ou responsáveis desses bens podem aplicar esses recursos em reformas, restaurações de bens materiais e em atividades de dinamização de bens imateriais, como festas e manifestações culturais”, explicou o diretor geral do IPAC.

“Estamos fazendo modelos de parcerias como essa, em vários municípios baianos; prefeituras, universidades, organizações não-governamentais, paróquias de igrejas, comunidades e representantes diversos da sociedade civil que desenvolvem trabalhos locais, nos quais o IPAC possa agregar valor e contribuições efetivas em benefício da política pública de proteção ao patrimônio cultural e à museologia baiana”, afirmou o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.