São Francisco do Conde vai ter ações em comemoração ao Novembro Negro

novembro negro 2

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial – DEPIR, estará promovendo ao longo do mês várias ações que compõem a agenda do Novembro Negro, em parceria com instituições públicas e privadas como a UNILAB, Câmara Municipal, Departamento de Juventude – DEJUV, secretaria de Cultura – SECULT, da Educação – SEDUC, Governo – SEGOV, Desenvolvimento Econômico – SEDEC, Turismo – SETUR, SindSefran e Associação dos Estudantes e Amigos da África – ASSEA.

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO NEGRO 2015

DIA 04 – Posse da nova Diretora da UNILAB Drª Matilde Ribeiro – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, às 14h, no auditório da UNILAB – Campus dos Malês.

DIA 05 – A Secretaria da Educação realizará a III Mostra do Programa Mais Educação, a partir das 08h, no Mercado Cultural.

DIAS – 12, 16 e 26 de novembro – CAFÉ FILOSÓFICO – Uma Abordagem Temática das Questões que Envolvem Educação e Cidadania – EDUCA CHICO, das 09:0h às 12:00h.

DIA 17 – Saída da Caravana das Mulheres Franciscanas em Marcha para Brasília.

DIA 17 – II Feira da Cidadania (FIEB-SESI) Programa da Criança – Caípe, a partir das 09:00h.

DIA 18 – Projeto No Recreio no Instituto Luiz Viana Neto (IMLVN), das 09h às 19h – uma abordagem sobre aspectos africanos e uma discussão sobre xenofobia.

DIA 20 – Sessão Especial na Plenária da Câmara para Posse dos Membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) – Câmara Municipal, das 09:0 às 14:00h.

DIA 21 – Caminhada Zumbi – Saída da Rua Rodolfo Tourinho, 18:00h – ação organizada por Reca Fotógrafo

DIA 24 – Adesão ao Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) junto ao SINDSEFRAN – na Unilab, 09:00h.

DIA 29 – 4ª edição do SISTEMA KALAKUTA COM DJ SANKOFA – Mercado Cultural, às 17:00h.

A Origem do dia 20 de Novembro

A ONU, no ano de 1971, instituiu o Ano Internacional para Ações de Combate ao Racismo e a Discriminação Racial. Naquele ano, no dia 20 de novembro, se realizou a primeira manifestação alusiva a Zumbi de Palmares pelo Movimento Negro em todo o território nacional, pelo Grupo Palmares de Porto Alegre. A escolha dessa data foi do grande poeta e militante negro do Rio Grande do Sul, Oliveira Silveira.

Zumbi foi, incontestavelmente, o líder da última fase da existência da República de Palmares. Representa, por isto, a combatividade, a bravura, a obstinação e o heroísmo. Foi, por isto mesmo, aquele que encarnou, na sua biografia, a grande trajetória da resistência do seu povo.