São Roque é homenageado com procissão pela cidade

DSC_9607

O santo católico – São Roque foi homenageado, na última sexta-feira (16), com uma procissão que começou na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e terminou na capela dedicada ao santo, no bairro Fazenda Macaco. Cerca de 9km foram percorridos pelos devotos, animados por um mini trio, ao som da banda da igreja, que entoou cânticos celebrando a fé.
Adultos, idosos e jovens participaram com muito animação. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na caminhada e reafirmaram sua devoção ao santo protetor dos doentes e das moléstias.

Munida de chapéu para se proteger da sol e comendo a tradicional pipoca dedicada ao santo, Maria de Lurdes Lima da Cruz, de 77 anos, fez questão de acompanhar o cortejo. “Eu venho todos os anos, acho ótimo. Sou devota de Nossa Senhora e de São Roque, pois eles intercedem a Deus pela cura das doenças”.

Autoridades como a prefeita, Rilza Valentim, e o vice-prefeito, Evandro Almeida, estiveram na celebração. O Deputado estadual, Rosemberg Pinto, também marcou presença. Além destes, compareceram a caminhada religiosa os secretários de Infraestrutura – Joaci Pena; de Administração – André Luiz Costa; e de Cultura – Sandra Pitanga; os assessores Vanessa Rodrigues – Comunicação e André Luiz – Eventos, entre outras autoridades.

Após a procissão, o andor contendo a imagem do santo, canonizado em 1590-1591, pelo Papa Gregório XIV, foi deixada na capela e os devotos aproveitaram para fazer suas orações e pedir proteção.

Capela de São Roque – Templo Católico situado na BA 522 km, em São Francisco do Conde. Construída em terras pertencentes à Fazenda do Macaco das Pedras, entre os anos de 1919 – 1924, final do século XX, atualmente denominada Fazenda do Macaco; com vista para o Monte Recôncavo, fazenda Gurgainha e Baía de todos os Santos. A Igreja foi desenhada no estilo Maneirista (processo pessoal de execução de uma obra de arte) e segundo Sr. Matheus Evangelista dos Santos, antigo morador do povoado, a Capela foi construída por Malaquias Lopes, feitor geral da época das terras que pertenciam à família Tourinho. No local, acontece uma missa em celebração ao santo, no dia de sua homenagem, às 09h da manhã.