Saudações à Rainha do Mar no dia 02 de Fevereiro

yemanja 2015 festa mar  capa 1

Em São Francisco do Conde os festejos à Rainha do Mar, Yemanjá, pelas religiões de matrizes africanas – ou Nossa Senhora da Luz, no catolicismo, começaram cedo no dia 02 de Fevereiro. A orla da cidade estava enfeitada e cheia de pessoas que foram render homenagens e levar seus presentes a padroeira das águas.

As atividades começaram com a dança das baianas, no Barracão, e a junção dos presentes que foram levados em oferenda a Yemanjá. Em seguida, as flores, perfumes, pentes e outros artigos de beleza foram levados ao mar. A partir daí, começou a farra do grupo Sirilândia, que distribuiu alimentos feitos com frutos do mar, principalmente, o siri.

O nome de Sirilândia ganhou força em São Francisco do Conde, a partir de um grupo de amigos que se reuniam a beira mar, ao longo da Orla Marítima, para degustar os frutos do mar, em especial o “siri”. Ao longo de 20 anos, essa festa reúne adeptos do candomblé, grupos culturais e toda comunidade para tocar tambores, oferecer presentes e celebrar numa só religiosidade uma só fé.

Pôr do Sol – No final da tarde, após as homenagens, franciscanos e visitantes puderam se divertir e dançar ao som das sambistas Izabel Nogueira, que teve seu figurino inspirado pela Rainha do Mar, e Ju Moraes, finalista do programa The Voice Brasil.

A organização da festa foi produzida pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).Confira as fotos da festa:

Skip to content