Saúde apoia projeto “Crescer Saudável”

crescer

A Secretaria da Saúde de São Francisco do Conde (SESAU) está apoiando o projeto“Crescer Saudável”, através do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS), localizado na Rua Raimundo Ribeiro, no antigo prédio do Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM). A ação pioneira é voltada para crianças e seus pais ou responsáveis, sendo uma iniciativa dos profissionais do PACS, que identificaram a necessidade de se aproximar desse público.

Nós queremos que os pais entendam a importância do acompanhamento de enfermagem e tragam suas crianças a unidade, dessa forma, podemos acompanhar seu desenvolvimento e se o peso e a altura estão dentro do padrão”, informa a enfermeira do PACS, Carolline Borges.

A abertura do “Crescer Saudável” será na próxima quarta-feira (28). Entre as ações, acontecerá uma palestra com Adailton Agra, Gerente do Departamento da Criança e Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social ( SEDES). Os objetivos do trabalho incluem a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atuar levando informações às famílias sobre como evitar verminoses e diarreia, além da importância da vitamina A, das vacinas e da assistência de enfermagem oferecidas para as crianças no PACS; aconselhamento e informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobre a violência doméstica; disponibilização à comunidade sanfranciscana de acessibilidade, integralidade e universalidade do atendimento à criança, princípios da saúde; auxílio ao crescimento e desenvolvimento, através da assistência de enfermagem, com o acompanhamento do calendário vacinal, peso, altura, índice de massa corpórea, perímetro cefálico, torácico e abdominal, parâmetros estes importantes e necessários para o bom desenvolvimento da criança; realização do encaminhando para pediatra, de acordo com a classificação de risco.

Após o evento, os atendimentos de pediatria serão incorporados à rotina da Unidade, uma vez por semana, assim como o atendimento e acompanhamento nutricional para esta faixa etária, além de consultas com pneumologista.

Skip to content