Saúde Bucal promoveu atividades na sede e em Paramirim, nesta quinta-feira (29)

Por meio de uma ação intersetorial, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU participou das ações do Projeto  Cultura em Movimento 2018, promovendo ações de educação em saúde bucal e escovação supervisionada por profissionais, agregando aproximadamente 100 escolares, durante a manhã do evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, nesta quinta-feira, 29 de novembro de 2018.

O evento contou com a participação da dentista Liz Sampaio, do coordenador Robson Tunes, bem como da assistente Ariane Ferreira, que orientaram o modo correto de cuidar dos dentes.

Também na quinta-feira (29), a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através do Setor de Saúde Bucal, em parceria com a Secretaria da Educação – SEDUC, promoveram Atendimento de Odontologia na Escola Bem me Quer  (Escola Rural de Paramirim), para alunos do 4°e 5°anos. Os meninos e meninas beneficiados têm cerca de 10 alunos.

Saúde bucal:

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. Estudos científicos também comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo. As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou agravá-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.

Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação pode ser feita passando o fio dental entre todos os dentes.

Com informações do http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/50230-saude-bucal-cuidado-com-os-dentes-e-fundamental