Saúde promoveu ação para os moradores do Monte Recôncavo

Ação_Saúde_1

No Monte Recôncavo, no último dia 07 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde de São Francisco do Conde (SESAU) promoveu a VI edição da feira de Ação Itinerante em Saúde, visando orientar a comunidade a respeito da prevenção de doenças e promoção da saúde, de modo a estimular os indivíduos a utilizarem os serviços das Unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs).

Entre os serviços ofertados no evento estiveram a aferição da pressão arterial; verificação da glicemia; teste rápido para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e C; vacinação; palestras educativas; escovação dental supervisionada, aplicação de flúor e distribuição de escovas; consultas com especialistas (pediatra, ginecologista, clínico e cardiologista); consulta com nutricionista; cadastramento dos pescadores e marisqueiras, pela Secretaria de Agricultura e Pesca – SEAP; distribuição de capas e tampas para tanques visando o combate ao mosquito da dengue; massoterapeuta; distribuição de preservativos e material informativo.

Cerca de 110 atendimentos médicos foram realizados na comunidade e aproximadamente 200 pessoas realizaram 3 tipos de atividades de higiene bucal durante o evento. Também foram feitos 60 testes rápidos contra HIV, sífilis, hepatite B e C.

“Essas ações são uma maneira de descentralizar os atendimentos e a comunidade aproveita esse dia para fazer consultas, exames e outros tipos de serviços de saúde, porque estão sendo prestados perto de suas casas. Além disso, há uma integração na equipe de sáude, porque participam agentes de várias comunidades, isso é muito positivo”, relata a secretária municipal da Saúde, Telma da Conceição Silva.

A 1ª edição do projeto aconteceu no Caípe de Baixo, a 2ª nos bairros de Santo Estevão e Ilha do Paty e a mais recente no Socorro. Cerca de 500 atendimentos foram prestados em cada bairro.

Skip to content