Saúde promoveu curso em biossegurança para barbeiros e manicures

biossegurança

A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde, promoveu um curso na área de biossegurança para barbeiros e manicures do município, na manhã do dia 16 de setembro, cujo objetivo foi instruir os profissionais quanto ao cuidado para garantir a sua saúde e a do cliente durante o trabalho, evitando acidentes e os cuidados com o material usado.

É preciso que o profissional tenha consciência e profissionalismo para evitar a contaminação dele e do cliente. Se a pessoa não tem condição de dar a devida esterilização aos  seus materiais de trabalho, deve pedir ao cliente que traga seu alicate, tesoura, palito, afastador de cutícula, entre outros objetos”, afirmou Larissa Ibrahim, dentista e sanitarista. Além dela, Sueuza Cristina Andrade (enfermeira), Leandro Lima (veterinário) e Edilma Dias, gerente da Vigilância à Saúde do Trabalhador palestraram durante a capacitação. José Antonio Ribeiro, gerente da Vigilância Sanitária- VISA  fez a abertura do evento e deu orientações aos barbeiros e as manicures  sobre como ter acesso aos serviços da VISA.

Eles também falaram sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a integridade e saúde do trabalhador evitando acidentes de trabalho.  “O vírus da hepatite, por exemplo, dura 7 dias em um objeto e a água fervida não é suficiente para matar o vírus. Ela não esteriliza ao contrário do que muitos acreditam. Objetos como o esmalte também podem ser fonte de contaminação”, explicou Ibrahim.

O curso aconteceu no auditório da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). No local também foram oferecidos aos profissionais testes rápidos para detecção dos vírus do HIV, sífiles e hepatite B.

Skip to content