Saúde promoveu vacinação e exames para 17 estudantes estrangeiros da Unilab

unilab estudantes saude  A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU promoveu ações para o acolhimento de 17 estudantes de Guiné-Bissau que vieram ao município para estudar na Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). A última ação aconteceu nesta quarta-feira (14), quando os estudantes receberam vacinas contra a tríplice viral, tétano e hepatite e fizeram exames de sangue. A ação foi promovida através da Vigilância Epidemiológica do município.

Na última quinta-feira (07), a SESAU promoveu a primiera atividade com o grupo quando houve um café da manhã de boas-vindas e a apresentação da rede de saúde do município, além de informações sobre vida saudável e prevenção de doenças. A apresentação foi feita pela enfermeira sanitarista e assessora da Diretoria de Planejamento em Saúde – DIPLAN, Layla Kelly. Os estudantes também receberam uma avaliação médica da Drª Edilene Dias. A atividade de acolhimentos das novas turmas é feita desde o início das atividades da Unilab no município e visa garantir aos alunos suporte na área da saúde, bem como esclarecer os estrangeiros sobre o funcionamento da rede municipal de saúde e como ter acesso aos diversos serviços que a cidade oferece.

unilab estudantes saude1

A Unilab é uma instituição federal de educação superior que tem como proposta garantir uma sintonia com as demandas do Brasil e das demais nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Atualmente, a universidade tem campus em São Francisco do Conde, na Bahia, e em Acarape e Redenção, no estado do Ceará, onde localiza-se a reitoria.

Os estudantes estrangeiros que vêm para a Unilab recebem uma bolsa do Governo Federal no valor de R$ 530, que ajuda a cobrir as despesas básicas dos alunos com alimentação e moradia.