Saúde recepciona estudantes da Unilab com serviços e café da manhã

 

Na última sexta-feira, dia 06 de junho, a Secretaria da Saúde – SESAU, com o apoio das diretorias de Planejamento, Atenção Básica e Vigilância Epidemiologica, elaborou e promoveu um plano de ação para atender, aproximadamente, 70 alunos africanos que estão matriculados na Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, em São Francisco do Conde. Além de serviços de saúde, os estudantes foram recepcionados com café da manhã.

O objetivo do plano é oferecer os principais serviços da rede aos estudantes  e realizar triagens para descobrir e atender às suas necessidades. A estrutura do serviço foi montada na UNILAB.

No auditório houve uma mesa de abertura com a secretária da Saúde Telma Silva e representantes da UNILAB, que deram, mais uma vez, as boas-vindas aos jovens. Também aconteceu uma apresentação da Diretoria de Planejamento sobre as ações de saúde, com esclarecimento de dúvidas quanto aos serviços e algumas patologias. Ainda houve palestra com fisioterapeuta sobre ergonomia, posturas adequadas e etc.

Diversos profissionais foram convocados para prestar  acolhimento aos estudantes e orientá-los sobre quais serviços procurar em caso de necessidades. Entre os profissionais estavam: 02 médicas (PSF Baixa Fria e Paramirim), 03 técnicos da vigilância, 02 técnicos de enfermagem, 02 fisioterapeutas, 01 nutricionista, além da equipe da SESAU.

Foram oferecidos: aferição de PA (48), teste de glicemia capilar (48), consulta médica com clínico geral (40), avaliação nutricional (48), testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite (16). Após consulta médica, os alunos já saíram com algumas medicações prescritas e requisições de exames e consultas especializadas. Houve ainda a distribuição de senhas para atendimento odontológico nas Unidades de Saúde da Família – USF.

A SESAU está se articulando com o Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – HDACAL para encaminhar os estudantes a fazer outros exames laboratoriais e assim garantir uma assistência de maior qualidade. Aproximadamente 50 estudantes compareceram a ação.

 

 

Skip to content