SDHCJ: Projeto Rede da Cidadania será lançado nesta quarta-feira (20), via transmissão pelo Instagram

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), realizará nesta quarta-feira (20), através de uma Live no Instagram, o lançamento do Projeto Rede da Cidadania, tendo em vista amenizar os impactos sociais, conscientizar e informar a população diante dessa pandemia que assola o mundo, além de manter a rede de garantia, promoção e combate a violação de direitos humanos.

A Live está marcada para acontecer às 18h, com transmissão via Instagram: @rede_da_cidadania. Na oportunidade, a secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Luciana Araújo, irá fazer a apresentação do projeto, tendo como mediador Gláucio Belo.

O projeto une a administração municipal, entidades organizadas da sociedade civil e empresas formando uma tripartite, unidas com o objetivo de criar uma rede de solidariedade. As empresas dos diversos setores como indústria, comércio e serviços irão compor a terceira parte do tripé dessa rede, como apoiadoras na doação de donativos que irão compor os kits que serão distribuídos, ou no apoio logístico de deslocamento e distribuição desses donativos. E, como reconhecimento dos organismos legais de Direitos Humanos e Cidadania, os comerciantes e empresários que colaborarem com essas ações receberão o Selo Empresa Cidadã.

O projeto dessa Rede vai além da distribuição de donativo, visa especialmente incitar o sentimento de solidariedade, de empatia e de respeito por meio do exercício do voluntariado, doação e cidadania, levando em conta não só a vulnerabilidade social, mas a vulnerabilidade estrutural, como violência, invisibilidade e o abandono, intensificados durante o isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19.

Dentre os eixos que serão abordados no Projeto Rede da Cidadania estão o “Enfrentamento a violação de direitos”, ao qual pretende dialogar com o objetivo de combater as violações durante a pandemia, orientar a população, em especial as mulheres e idosos, em suas dúvidas relacionadas às situações de violência.