SDHCJ promoveu palestra sobre Enfrentamento à Mulher Vítima de Violência

Na manhã da última quarta-feira (03), o auditório da Câmara de Vereadores foi palco de um encontro promovido pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), cujo tema foi o Enfrentamento à Mulher Vítima de Violência.

Na mesa solene do evento estiveram presentes o prefeito Evandro Almeida; o secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude Márcio Junqueira; a secretária da Saúde Eleuzina Falcão; a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado, Julieta Palmeira; a diretora de Departamento da Igualdade do município, Alva Célia Medeiros; e, representando o presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde – Venilson Souza Chaves, o assessor legislativo José Raimundo Fonseca.

A violência contra a mulher é uma questão de saúde pública. Estamos defendendo essa tese porque afeta a qualidade de vida das mulheres e tira a vida das mulheres com o feminicídio. Violência contra a mulher é crime e tem que ser punido. A violência é uma das faces do machismo, um crime inafiançável e hediondo. Temos que combater isso. Nós só vamos conseguir paz nos lares brasileiros quando existir igualdade entre homens e mulheres”, declarou asecretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado, Julieta Palmeira.

Quero lembrar que o nosso município já vem trabalhando com políticas para mulheres há algum tempo, desde o ano de 2009. A gente tenta fazer parcerias com outros órgãos do município e do estado para batalhar em prol da defesa das mulheres. Temos o NUDEAM, que funciona na delegacia. Ano passado tivemos a implantação do CRAM, que contou com a parceria da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, e vamos continuar nessa luta”, declarou o secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude Márcio Junqueira.

O prefeito Evandro Almeida destacou a importância de empoderar as mulheres.Nós temos que evitar essa violência contra as mulheres, que está tão constante hoje em dia. Como já foi citado, aqui iniciamos nosso combate a essa violência desde 2009 e vamos continuar lutando para empoderar cada vez mais as mulheres franciscanas. Nosso papel é zelar por vocês. A nossa missão é árdua, mas vamos vencer, com certeza, estamos empenhados nessa luta”, concluiu.

Na oportunidade, o prefeito Evandro Almeida e a secretária Julieta Palmeira assinaram Termo de Sessão de Uso de Bem Móvel, o qual forneceu um automóvel que servirá ao CRAM Maria Felipa, em São Francisco do Conde. O automóvel é um Citröen AirCross e foi adquirido através de um convênio com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Compõem a Rede de Atendimento as Mulheres em Situação de Violência, as delegacias especializadas em atendimento à mulher (DEAMs), os centros de referência de atendimento à mulher (CRAM) e os centros de referência especializados de assistência social (CREAS) e não especializados, como os centros de referencia de assistência social (CRAS).