SDHCJ realizou Oficina de Cidadania para jovens franciscanos

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude – SDHCJ, por meio do Departamento de Atenção à Juventude – DEJUV e do Departamento Direitos Humanos e Cidadania – DDHC, realizou na última sexta-feira, 12, uma Oficina de Cidadania para 20 jovens franciscanas do curso de Cabeleireiro, do Programa Qualifica Bahia, sediado no Colégio Estadual Martinho Salles Brasil.

Inclusão social, juventude, direitos humanos, diversidade cultural e estética e empreendedorismo juvenil foram alguns temas abordados na oficina, que se deu a partir de jogos teatrais e exercícios sensoriais, corporais que geraram uma atmosfera sensível, afetiva, promovendo uma reflexão individual e coletiva. “Quem sou eu?”, “Quem somos nós?”, foram algumas perguntas iniciais que estimularam a expressão crítica e reflexiva dos participantes acerca da formação profissional, das expectativas no ramo de cabeleireiro, bem como o papel de cada um na construção da cidadania.

O curso de cabeleireiro é dividido em dois módulos, sendo o primeiro módulo com 14 encontros com aulas sobre gênero, ética profissional, noções básicas de Português, Matemática, História e Geografia, inclusão digital, entre outros temas e abordagens. O segundo módulo, com 26 encontros, é composto por aulas teóricas e práticas, com orientações técnicas sobre o ofício.

O curso é desenvolvido pelo Qualifica Bahia, um dos programas do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, em parceria com a Associação Educacional Vozes no Silêncio – AESOS, e São Francisco do Conde foi contemplado a partir das demandas apresentadas pelo mediador, Francisco Santana Ferreira. A SDHCJ visa continuar a parceria com atividades e ações para a formação da cidadania em São Francisco do Conde.