Se tem tradição, tem Caruru do Lindroamor

Como parte integrante da programação da Semana da Juventude, acontece no próximo dia 27 de setembro, quarta-feira, o tradicional Caruru do Lindroamor – uma homenagem feita pelos membros do grupo cultural aos santos gêmeos São Cosme e São Damião, que já existe há 24 anos em São Francisco do Conde.

O caruru será servido à comunidade franciscana, no Largo da Cubamba, a partir das 12h. Mas, para além do caruru, a tradição será regada com outras manifestações, como Samba de Roda, Apresentações Culturais, Exposição de Artesanatos e Feira de Economia Criativa.

De acordo com a presidente do grupo organizador, Alva Célia Medeiros, é esperado cerca de mil pessoas. “Para ofertar nosso caruru a essa quantidade de pessoas, foi adquirido cerca de 7 a 8 mil quilos de quiabo e 250 kg de frango. Além disso, o banquete inclui vatapá, feijão fradinho, feijão branco, feijão preto, banana da terra, pipoca, inhame, cana de açúcar, abóbora, farofa de azeite, arroz branco e milho branco. A continuidade desta tradição só será possível, graças a um esforço coletivo do nosso grupo e a contribuição dos nossos parceiros”, ressaltou.

As produções criativas, relacionadas aos artesanatos, foram confeccionadas por artesãos de São Francisco do Conde e de outros artistas da região do Recôncavo Baiano. Os trabalhos, que estarão em exposição e também à venda, foram desenvolvidos a partir de sucatas, mas as matérias-primas também incluem fibra de bananeira, palha de bananeira seca, garrafa pet, entre outros elementos. Já com relação à gastronomia da feira, será possível degustar doce de banana na palha, aponan, que é um doce feito de coco, e moqueca na palha. O Lindroamor ainda teve a preocupação de levar ao evento uma linha de produtos para diabéticos, feitos a partir da biomassa da banana.

O grupo cultural Lindroamor tem mais de 100 anos de identidade. Por alguns anos ficou desativado, mas, em 1993, a sua tradição foi resgatada e, desde então, o evento Caruru do Lindroamor é oferecido aos moradores da cidade. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, Câmara de Vereadores, IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), SINDSEFRAN (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Públicos da Prefeitura e Câmara de São Francisco do Conde), comércio local e comunidade em geral.

07h – Alvorada com fogos de artifícios em louvor a São Cosme e São Damião

09h – Abertura com a Feira de Economia Criativa/ Exposição de Artesanatos

10h – Cortejo em Louvor a São Cosme e São Damião (saindo da casa de D. Aurelina – Rua Policarpo em direção ao Largo da Cubamba)

11h – Apresentações de palco/ Samba de Roda Raízes de Angola