SEAP lança dois projetos de cultivo e criação para beneficiar pequenos produtores

DSC03097

Chegam a São Francisco do Conde dois projetos da Secretaria de Agricultura do Estado, através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEAP), são eles: Quintais Agroflorestais e Curso de Criação de Galinha Caipira.

O prmeiro projeto aproveita terrenos de 1.600 m² para o cultivo de frutas durante todo o ano; cerca de 200 famílias serão beneficiadas no município. As sementes estão sendo ofertadas na SEAP e já é possível acompanhar a produção de pitanga, cajá, cupuaçu, goiaba, entre outras frutas, cultivadas por produtores rurais de São Francisco do Conde. Dentre as finalidades desses projetos estão à diversificação da produção agrícola; melhoria na qualidade dos alimentos, que são livres de agrotóxicos; aumento da fertilidade do solo, evitando a monocultura; e conservação do meio ambiente, impedindo erosões e outros problemas no solo.

Já a criação de galinhas caipiras é outra opção de fonte de renda para o homem do campo. No curso, é transmitida a melhor forma de criação, alimentação e cuidados com os animais. Vale ressaltar que, a criação em quintais é a ideal para produção de alimentos mais saudáveis.
As iniciativas visam fazer com que esses pequenos produtores aumentem sua renda, bem como forneçam os produtos para a merenda escolar. Por meio dessas capacitações, o município garante a qualidade do produto que vai ser servido na merenda.

O primeiro encontro com os produtores foi dia 12 de junho, no bairro Jabequara das Flores. O próximo deve acontecer em Santa Elisa. Para mais informações é só entrar em contato com a SEAP, através do telefone: (71) 3651- 8168.

Skip to content