Secretaria da Educação comemorou a Semana do Meio Ambiente com duas importantes ações de Educação Ambiental

A Semana do Meio Ambiente foi comemorada pela Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, através da Diretoria Pedagógica e articulação da Gerência de Educação Ambiental, com duas ações que confirmam o compromisso da gestão municipal com a educação ambiental de qualidade: a instalação da Sala Verde de São Francisco do Conde e a parceria ambiental com a Fundação Vovó do Mangue, do município de Maragojipe.

Tais iniciativas estão pautadas na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795 de 27.04.1999), que, em seu artigo 5º, reza “o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social e também o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania”. Desse modo, a Gerência de Educação Ambiental tem fomentado atividades internas de formação, assim como ações e parcerias externas que visam contribuir no fortalecimento do processo educativo, ao estimular o interesse, sensibilizar e despertar a consciência de alunos e professores de todas as áreas do conhecimento para a conservação e preservação dos elementos do meio ambiente.

Com relação às Salas Verdes, a SEDUC foi aprovada na segunda e última etapa do processo seletivo junto ao Ministério do Meio Ambiente. Elas são espaços de múltiplas potencialidades, nas quais se pode disponibilizar acesso e democratizar informações ambientais, desenvolver atividades de educação ambiental, a exemplo de cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões e campanhas de conscientização. Em breve, será divulgado o calendário de atividades previstas.

Já a parceria ambiental com a Fundação Vovó do Mangue prevê a inclusão de escolas da rede municipal no Projeto CO2 Manguezal. A colaboração da SEDUC irá proporcionar a implementação do Programa de Educação Ambiental para 3.000 crianças e jovens do Ensino Fundamental Anos iniciais e promover o Programa de Capacitação de Jovens e Adultos voltado para professores e estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos – EJA. As atividades serão desenvolvidas em consonância com as gerências dos diversos segmentos e modalidades educativas da SEDUC.

Acredito que, através das duas ações citadas, poderemos estabelecer processos bastante significativos de mudanças de comportamento e atitude de nossos estudantes no trato com as diversas questões ambientais, de forma local e global, o que certamente será replicado nas famílias e refletirá positivamente em toda sociedade”, declarou a gerente de Educação Ambiental Angélica Paixão. Ainda segundo ela, serão realizadas gincanas, mostras de vídeo, palestras, oficinas de reciclagem de lixo, plantios de mudas de mangue, apresentações teatrais, além de outras atividades que promovam a sensibilização e a integração das pessoas ao fator cidadania – meio ambiente.