Secretaria da Educação leva estudantes da Rede Municipal de Ensino ao teatro

Na última quinta-feira (29), estudantes do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino estiveram no Teatro Sesc Senac, que fica no Pelourinho, em Salvador, para uma apreciação teatral. Acompanhados da Gerência de Arte/Educação da Secretaria da Educação (SEDUC), eles assistiram ao espetáculo Beira de Estrada, com o Grupo de Teatro Finos Trapos.

Segundo o gerente de Arte/Educação da SEDUC, Joane Macieira, “o exercício de apreciação teatral permite uma experiência sensível, capaz de criar situações de ensino/ aprendizagem, por meio do contato com o edifício teatral e ao bem simbólico e cultural presentes em cada elemento que compõe o teatro. A apreciação possibilita a ampliação do repertório cultural de cada sujeito, criando sentidos e significados, autonomia crítica e criativa, estético, político e poético que reverbera na formação do sujeito enquanto cidadão”.

A peça conta a história de uma trupe de artistas andejos que vivem a vagar, em um universo que mistura ficção e realidade para desnudar os percalços, lirismo e poesia que compõem as vivências, aventuras, afetos, encontros e desencontros de um grupo de teatro. Ela é uma manifestação de carinho aos artistas do palco e aos que correm pelos palcos das estradas, uma tela que representa e expõe fragilidades, desejos, hilárias situações que se acrescentam ao jogo da coexistência entre a plateia e o artista.

Antes de assistirem à peça teatral, os alunos do Instituto Municipal Luiz Viana Neto, Centro Educacional Claudionor Batista e Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Riosvivenciaram um workshop de formação de plateia, onde conheceram um pouco sobre os elementos do teatro, como iluminação, figurino, cenografia, sonoplastia e objetos de cena. Durante o espetáculo, os estudantes puderam sentir efeitos mágicos causados pela luz, som, cenários e demais elementos do teatro. Ao final, a turma participou de um bate-papo e ainda fez fotos com o elenco.

Foi uma experiência boa, porque pudemos apreciar de perto os bastidores, como tudo acontece antes do espetáculo. Foi um privilégio assistir à peça. Foi uma experiência única”, disse a estudante do Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios, Camilly Vitoria.

Para o coordenador pedagógico do Centro Educacional Claudionor Batista, Ewerton Feitosa, a experiência de apreciação artística da peça teatral Beira da Estrada foi excepcional para nossos alunos e para nós, enquanto profissionais. O espetáculo nos levou a refletir sobre as intempéries da produção artística, e ao mesmo tempo nos fez associar a experiência dos artistas à nossa própria caminhada na vida, cheia de perguntas, incertezas, conflitos, e de pedras no caminho, afinal algo sempre pode dar errado, no entanto, isso não nos impede de prosseguir. A mensagem, portanto, torna-se extremamente relevante e oportuna aos nossos discentes, possibilitando despertá-los ao fato de que para atingirem seus sonhos deverão enfrentar os desafios, mas, jamais desistir”.