Secretaria da Educação promove encontro com Coordenadores Pedagógicos dos diversos segmentos da Educação

A fim de avaliar os projetos realizados durante o primeiro semestre e planejar os próximos passos das ações pedagógicas, a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, de São Francisco do Conde, realizou entre os dias 15 e 17 de agosto Encontros Formativos com coordenadores pedagógicos do município. As atividades foram realizadas na Sala de Formação da SEDUC e conduzida por gerentes da Diretoria Pedagógica.

Os encontros contemplaram os segmentos da Educação Infantil (dia 15), Ensino Fundamental Anos Iniciais (16) e Educação de Jovens e Adultos (dia 17). “Nosso encontro formativo com coordenadores da Educação Infantil tem o objetivo de planejar e discutir situações didáticas e metodológicas articuladas à temática da unidade e projetos institucionais na rede. Além disso, nos propomos a avaliar as ações pedagógicas, compartilhando saberes e fazeres de forma colaborativa”, informou Márcia Diana, gerente da Educação Infantil.

Entre os projetos pedagógicos avaliados estiveram o Semeando Leitores, ao qual pertence às Sessões Simultâneas de Leitura, e o Voarte: Nas Asas da Arte Educação. De acordo com a análise de Jainê Ribeiro, “percebemos um comprometimento real com as ações, que não são da SEDUC em si, mas de cada unidade escolar. Quem faz os projetos acontecerem são vocês”, disse a representante da Diretoria Pedagógica, fazendo referência aos Coordenadores PedagógicosEstou muito feliz com a simplicidade e o resultado do Voarte, onde esteve presente a competência da aprendizagem”, sinalizou.

A respeito do Semeando Leitores, a gerente de Educação Infantil Márcia Diana enfatiza que “nesse projeto, não nos voltamos para a leitura pela leitura apenas, mas também nos interessa sua atmosfera de encantamento”.

Sobre o Encontro da Educação de Jovens e Adultos, a gerente da EJA, Josselini Costa, considera “de grande relevância para o alinhamento das ações e reorganização do fazer pedagógico para essa modalidade de ensino”. Segundo ela, “o encontro formativo com os coordenadores da EJA I e II teve como objetivo apresentar os resultados da avaliação diagnóstica institucional aplicada nas escolas, fazendo análise dos resultados e repensando ações de intervenção às fragilidades detectadas, bem como orientar os coordenadores quanto à proposta de trabalho para a II unidade didática com base no tema A diversidade de leituras na conectividade de saberes, direcionado a proposta pedagógica para estudantes da EJA”.