Secretaria da Educação realiza ciclo de formação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PPDE)

Na última terça-feira, 31 de julho, os diretores escolares da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde participaram do último encontro do ciclo de formações com o módulo Programa Dinheiro Direto na Escola (PPDE), que aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC). Uma das metas da formação, organizada pelo Departamento de Gestão Escolar, foi instruir os gestores quanto aos procedimentos corretos na utilização dos recursos disponibilizados, sempre com participação democrática e conscienciosidade.

O PDDE é um programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujo objetivo é prestar assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal, assim como às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. A verba disponível visa auxiliar na melhoria da infraestrutura física e pedagógica, contribuindo para um desempenho escolar cada vez mais elevado.

Os principais pontos abordados durante a formação, conduzida por Vânia Santana, do Departamento de Gestão Escolar da SEDUC, foram: levantamento e seleção das necessidades prioritárias das escolas, realização de pesquisas de preços, escolha da melhor proposta, aquisição e/ou contratação de produtos/serviços e guarda da documentação. Segundo ela, “é preciso ter foco e objetivo na gestão financeira, dentro da escola, utilizando os recursos do PDDE de forma democrática, com a participação de todos, sempre registrando em ata”.

A formação baseou-se na resolução n° 9, de 02 de março de 2011 – que estabelece os procedimentos necessários para aquisição de materiais e bens, além de contratação de serviços com recursos do PDDE. Para Taizia Bastos, diretora da Escola Maria da Conceição Carvalho Cunha, localizada no Madruga, “essa formação foi de suma importância para todos nós, pois com os conhecimentos adquiridos poderemos utilizar de forma muito mais eficiente os recursos do PDDE. Queremos sempre cursos como esses!”.