Secretaria da Educação realiza treinamento do sistema para Censo Escolar 2018

Aconteceu nesta terça-feira, dia 17 de abril, no auditório 2 de julho, na sede da Secretaria da Educação (SEDUC), um  treinamento do sistema  de matrícula para o Censo Escolar 2018. Foram convocados para a atividade, gestores e secretárias escolares das unidades de ensino do município. A proposta é que todos interajam na mesma linguagem.

Embora o Censo Escolar aconteça no final de maio, existe a necessidade de adiantar o preenchimento dos dados, para que no prazo estabelecido não haja nenhum problema. Temos escolas que possuem mais de 900 alunos e é importante que essas informações já estejam no sistema no momento da migração”, informou a diretora de Gestão Escolar, Maria Ducilene.

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Censo Escolar coleta dados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, sendo de preenchimento obrigatório para todas as escolas brasileiras.

Durante o treinamento, foi ensinado o passo-a-passo para o preenchimento de dados no sistema, assim como foram esclarecidas as dúvidas levantadas pelos presentes, como a da secretária escolar da Escola Maria Lúcia Alves, localizada no Caípe de Cima, Tamires Lima Guimarães. “Esse sistema é muito interessante, pois facilita a nossa vida na escola. É bem mais fácil encontrar as informações lançadas anteriormente e ter acesso à vida escolar do aluno”, declarou.

Na oportunidade, a analista de Recursos Humanos da SEDUC, Jaqueline Dantas, compartilhou os procedimentos necessários para o preenchimento de dados relativos à ausência do profissional no trabalho e à folha de ponto do funcionário. Também foi apresentado o Plano de desenvolvimento da Escola – PDDE Interativo, que é uma ferramenta de planejamento da gestão escolar, desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, que promove estratégias e conteúdos direcionados ao desenvolvimento constante dos alunos de todas as escolas públicas do país.

Skip to content